Agentes ciclistas começam operação no trânsito da orla, na segunda-feira

Por - em 65

A partir das 6h30 desta segunda-feira (10), o pessoense contará com uma nova modalidade de fiscalização de trânsito em toda a extensão da orla marítima, do Cabo Branco a Manaíra. A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) inicia uma fiscalização móvel utilizando bicicletas.

O uso de bicicletas pelos agentes de trânsito imprimirá maior agilidade na área da praia, com itinerários e funções próprias estabelecidas. Com isso, o órgão de trânsito pretende dar resposta mais rápida às ocorrências e demandas da população nessa área, além de disciplinar melhor o trânsito contribuindo para uma maior segurança de condutores e pedestres.

Palestra – Na manhã desta sexta-feira (7), os agentes ciclistas participaram de uma palestra com o diretor de trânsito, Omar Ramalho, e a chefe da Assessoria de Planejamento, Raimundo Lucena, para esclarecer dúvidas e discutir os últimos detalhes do início da operação.

O grupo recebeu todos os equipamentos de segurança e o novo fardamento, confeccionado em tecido confortável adequado às novas condições de trabalho. Vinte e sete agentes foram capacitados e se revezarão nos turnos da manhã e tarde nessa nova modalidade.

Agilidade – “Com as bicicletas, os agentes de trânsito poderão prestar um melhor serviço à população, pois a partir de agora a fiscalização na área das praias ficará mais ágil e eficiente”, disse o superintendente Deusdete Queiroga, ressaltando a importância da implantação dessa nova fiscalização principalmente em um período onde a orla recebe centenas de pessoas devido às férias.

As atribuições dos agentes ciclistas não mudam. Eles continuarão fiscalizando estacionamentos irregulares, uso indevido de celular ao volante, o não uso do cinto de segurança, filas duplas, buscando dar mais fluidez ao tráfego e segurança à população.

Expectativa – Os agentes ciclistas estão motivados para iniciar o novo tipo de fiscalização. O agente Adenildo Carvalho, por exemplo, diz que a expectativa é a melhor possível. “Vamos dar mais mobilidade ao trânsito, fazendo com que as vias fiquem em condições favoráveis para veículos e seguras para travessia de pedestre”. As bicicletas contam com um moderno sistema de amortecimento, proporcionando ao condutor maior conforto durante o seu turno de trabalho.

Itinerários – A operação com as bicicletas compreende dois circuitos (AI e AII), que vão atender a orla e dar mais segurança às pessoas que fazem caminhadas logo cedo, principalmente na praia do Cabo Branco. De acordo com o plano de fiscalização, a partir das 6h30 o trajeto AI parte do Busto de Tamandaré no sentido do Cabo Branco até a rotatória. O circuito AII segue em direção a Manaíra até a avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão).

A partir das 8h, os agentes ciclistas realizarão os seguintes itinerários: avenidas Almirante Tamandaré (Busto de Tamandaré) e Ruy Carneiro, depois ruas Aluísio Franca, Bezerra Reis (por trás do ‘MacDonald’) e Professora Maria Sales, vindo na seqüência as avenidas Epitácio Pessoa e Flávio Ribeiro Coutinho, e ruas Valdemir Braga, Gumercindo Dunda, Manoel Cavalcanti, Sebastião de A. Bastos, Candelária, Juvenal Mário da Silva e João Maurício.