Agentes comunitários de saúde vão iniciar curso de formação em julho

Por - em 39

Os agentes comunitários de saúde (ACS) reconhecidos na seleção pública de 1994 e 1998, bem como aqueles que passaram no concurso realizado em 2007, começam o curso de formação técnica para exercer a profissão no início de julho próximo. Cerca de 550 ACS participaram da solenidade que marcou a abertura do curso na tarde da quinta-feira (19), no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), e que contou com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

Na oportunidade, o prefeito falou da necessidade da atuação do profissional ACS na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa. “Cada trabalhador deve tornar o seu serviço essencial, pois é isso o que dá credibilidade à atividade desempenhada. Precisamos ter claramente que o SUS pode e deve funcionar bem para toda a população. A gente tem mudar essa concepção de que a saúde pública é sinônimo de péssima qualidade, porque a lógica não é essa”, observou Ricardo Coutinho.

Ele reforçou a importância do SUS enquanto conquista do povo brasileiro. “É o SUS quem banca o tratamento de AIDS para a população, independente de classe social; as terapias renais, as cirurgias cardíacas e toda a Atenção Básica”, falou o prefeito, acrescentando que “antes só tinha direito ao atendimento de saúde pública quem tinha carteira assinada, através do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. Hoje, o SUS é para todos”, disse.

Na composição da mesa de abertura também estiveram presentes o presidente do sindicato dos ACS, João Cavalcanti; a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Márcia Rique; a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Bernadete Teodoro, e a representante do Centro de Formador de Recursos Humanos do Estado da Paraíba, Ana Paula Rodrigues.

A formação dos agentes deve ocorrer com o cumprimento de quatro unidades, compreendendo 400 horas de curso divididas em momentos presenciais e de avaliação durante o exercício da atividade profissional. O primeiro módulo presencial ocorrerá no Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (Cintep), em Tambauzinho,nas seguintes datas:

30/06 e 01/07 – ACS dos Distritos Sanitários IV e V;
03/07 e 04/07 – ACS dos Distritos Sanitários I, II e III.