Agentes concluem redução de área ocupada por barraca

Por - em 27

Atendendo a uma determinação da Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), agentes da Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa concluíram nesta sexta (14) a redução espaço utilizado pelo Bar e Restaurante Bahamas, localizado no largo da Gameleira, entre as praias de Tambaú e Manaíra.

Com esta ação, foi concluída a última etapa de reordenamento da orla de Manaíra, entre as avenidas João Maurício e Almirante Tamandaré. Vinte e seis barracas foram removidas e oito tiveram o espaço reduzido a fim de retornarem aos critérios do projeto original. O trabalho, que foi conduzido pela Sedurb, envolveu a remoção – com indenização – de alguns comerciantes e a adequação de outros, que optaram por permanecer obedecendo às regras de ocupação.

Desobstrução – O Largo da Gameleira – ponto de interseção entre Manaíra e Tambáu – tem como principal característica o passeio duplo, um do lado da pista de rolamento dos automóveis e outro do lado do mar, que foi obstruído pelo excesso de edificações do bar e restaurante Bahamas.

Uma reunião realizada entre os responsáveis pelo equipamento, a GRPU e técnicos da PMJP resultou na decisão de que seriam suprimidas as ocupações indevidas possibilitando-se, assim, uma maior acessibilidade do passeio, fluidez de pedestres e principalmente a visibilidade do mar, atualmente inexistente devido aos toldos, paredes e outros obstáculos.

Próxima etapa – O trabalho de reordenamento da Orla será finalizado com a remoção de mais seis barracas do Mercado de Peixes e o Hotel Tambáu. Toda a área estará totalmente reformada com a conclusão da requalificação da Feirinha de Tambaú, prevista para janeiro de 2008.