Agentes da Emlur e guardas municipais fazem curso de rapel

Por - em 34

Agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciam nesta terça-feira (3), o 1º Curso Básico de Trabalho em Altura (técnica de rapel), destinado ainda a guardas municipais. O objetivo é preparar esses servidores para participar de forma efetiva das ações de limpeza e colocação de lonas de contenção em áreas de difícil acesso como barreiras e locais íngremes.

O curso, promovido pela Guarda Municipal, tem como instrutor Lucas Severiano, vinculado ao Corpo de Bombeiros e que atua na Diretoria de Apoio Logístico na instituição municipal. Essa primeira turma contará com nove dos 18 agentes da equipe especial da Emlur.

A primeira aula vai acontecer na sede da Guarda Municipal, situada à Rua Maria Caetano F. de Lima (Tambauzinho), a partir das 13h. Na quarta-feira (4), as aulas serão transferidas para a sede do Corpo de Bombeiros, na BR-230, em Marés, onde há uma torre de treinamento.

Durante o curso, os participantes irão conhecer as técnicas e materiais empregados nas atividades verticais (subida e descida de barreiras). Eles usarão capacetes, cadeirinha, luvas, mosquetão, desensor, corda para rapel, proteção para corda e cordelete. De acordo com o superintendente-adjunto da Guarda Municipal, tenente Anderson Henrique, o Corpo de Bombeiros está dando total apoio à realização do curso com a cessão do espaço e dos materiais.

O treinamento terá uma carga horária de 25 horas e termina na próxima sexta-feira (6). No final, os alunos vão colocar em prática o que apreenderam em uma atividade de enlonamento de barreira. O local e horário dessa ação ainda não foram definidos pelos organizadores do curso.

O diretor de operações da Emlur, Orlando Soares, falou sobre a importância do curso para os agentes que fazem parte da equipe especial de limpeza. Ele disse que a capacitação vai proporcionar mais condições de trabalho e maior produtividade no recolhimento de materiais pesados, remoção de entulho e limpeza de valas e encostas.