Agentes da Emlur que participam do EJA visitam Pocinhos no sábado

Por - em 57

Conhecer novas realidades. Esse é um dos objetivos da excursão que os agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), alunos do programa de escolarização Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizam neste sábado (24) ao município de Pocinhos, localizado no Cariri e a 132 quilômetros da Capital. O passeio será realizado em uma ação integrada com a Secretaria de Educação, Cultura (Sedec) e sai às 7 horas de dois locais: da sede da própria Autarquia, no Bairro dos Estados; e do antigo Cassino do Parque Solón de Lucena (Lagoa), no Centro de João Pessoa. Cerca de 70 alunos devem participar da atividade extracurricular.

Segundo a coordenadora da Divisão de Capacitação (Dicap) da Emlur, Isabela Maria, a excursão será uma aula ao ar livre. “Os agentes de limpeza que participam do EJA terão a oportunidade de aprender um pouco sobre a história e cultura do estado através de uma aula de campo”, explicou.

Os agentes de limpeza terão a oportunidade de visitar os sítios arqueológicos existentes na cidade com pinturas rupestres, as formações rochosas esculpidas pela ação do clima semiárido e do vento, além da produção de artesanato e da cultura da região. “Os alunos terão uma aula empírica, onde os conhecimentos serão explicados e demonstrados in loco”, afirmou Isabela Maria.

Para a coordenadora, aulas em campo são importantes instrumentos de aquisição de novos saberes, além de ser uma forma de despertar o interesse dos alunos, saindo da rotina da sala de aula. “É sempre algo enriquecedor sair da sala de aula para aprender de forma lúdica, explicativa e visual, e conhecer novos lugares”, disse.

Projeto Turista Limpeza – Além dos estudantes do EJA, aproximadamente 40 agentes de limpeza da Autarquia terão a oportunidade de fazer no próximo domingo (25) um passeio cultural pelos principais cartões postais da capital através do projeto Turista Limpeza, desenvolvido pela divisão de Bem-Estar Social (Dibes). Esse projeto é realizado em uma ação integrada da Emlur com a Secretaria de Turismo (Setur).

Nesta excursão, além da Igreja de São Francisco, do Parque Solón de Lucena e do Farol de Cabo Branco, os agentes participarão de sessões extras do planetário da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, e poderão conhecer um pouco sobre os astros e a formação do universo.

Para o superintendente interino da Emlur, Orlando Soares, essas atividades são importantes porque além de elevar a auto-estima dos agentes de limpeza, proporcionam momentos de lazer e conhecimento para aqueles que, no dia-a-dia, ajudam a manter a cidade limpa. É um momento de descontração, mas também de aprendizagem. Para nós, da direção, é gratificante poder contribuir para garantir mais conhecimento aos agentes de limpeza, ressaltou.