Agentes da Emlur que participam da EJA recebem kits escolares

Por - em 47

Cadernos de desenho e de matéria, caneta esferográfica, borracha, régua, cola em bastão, agenda e mochila. Esses são os materiais contidos no kit escolar que os agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), matriculados no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), receberam no início de mais uma semana de aula. Além dos 85 alunos do EJA, 16 agentes de limpeza estão começando a aprender a ler e escrever pelo Programa Brasil Alfabetizado. Ao todo, são 101 funcionários que voltaram a estudar, resgatando valores, dignidade e autoestima.

O material foi entregue pelo diretor Financeiro-administrativo da Emlur, Renato Leitão, pela chefe da Divisão de Capacitação (Dicap), Isabela Maria e sua equipe para 21 alunos que assistem as aulas na sala especial localizada na sede da Autarquia. Até esta quarta-feira (14), serão entregues 85 kits escolares aos alunos da Emlur que participam do EJA, numa ação integrada com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Segundo a chefe da Dicap, Isabela Maria, o material tem o objetivo de dar um suporte escolar aos estudantes. “O novo ano letivo teve início em março e os alunos precisavam de material escolar para que tivessem condições de estudar”, explicou. Além dos alunos que assistem aulas na sede, as turmas das administrações 13 de Maio, Tambaú, Centro-Dia, Centro-Noite e Mangabeira também receberão o kit educativo. A Emlur conta com seis turmas do EJA e uma do Brasil Alfabetizado.

Escola – A Sedec cede aos agentes de limpeza da Autarquia um espaço especial para que os alunos do EJA possam se dedicar ao estudo das letras. Eles são dispensados duas horas do serviço por dia para assistirem às aulas. “Os alunos fazem um investimento no estudo e na aquisição de novos conhecimentos”, afirmou Isabella Maria.

Para o superintendente da Emlur, Orlando Soares, a Autarquia tem todo o interesse em promover ações que resgatem a cidadania de seus agentes de limpeza. “Ações desse tipo são um investimento no crescimento pessoal dos agentes. Através do conhecimento, podemos melhorar a qualidade de vida deles”, afirmou.

EJA – O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um projeto do Governo Federal que tem o objetivo de promover a alfabetização de pessoas que não tiveram oportunidade ou não conseguiram dar continuidade aos estudos básicos. Já o Brasil Alfabetizado é um programa do Governo Federal que tem como objetivo aumentar a escolarização de jovens e adultos e promover o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida, além de proporcionar a reintegração à escolaridade, necessária ao exercício pleno da cidadania. No ano passado, cerca de 100 agentes de limpeza da Emlur concluíram a primeira etapa do processo de alfabetização.