Agentes da STTrans orientam ação educativa em Mandacaru

Por - em 34

Os bonecos gigantes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) invadiram o bairro de Mandacaru nesta sexta-feira (15) para levar lições de educação para o trânsito. Linda, Verde, Clara e o Agente de Trânsito, acompanhados de educadores, mostraram aos pedestres a forma correta de fazer a travessia na faixa. Ao mesmo tempo, que demonstraram aos motoristas que é necessário parar os veículos para que os pedestres atravessem a rua com segurança.  

A ação educativa aconteceu em frente à Escola Municipal Ruy Carneiro, em Mandacaru, nos horários, das 6h15 às 7h30, das 11h às 13 h e das 16h30 às 17h30. Durante a atividade, os educadores de trânsito ficam junto às faixas e abordam os pedestres que pretendem fazer a travessia.  As pessoas são orientadas para pedir passagem com o braço esquerdo e manter o contato visual com o motorista. Na abordagem também é realizada a distribuição de material educativo sobre a faixa de pedestre e ainda sobre os cuidados que os responsáveis devem ter com as crianças no trânsito.

Todas as semanas a STTrans realiza atividades educativas nas faixas de pedestres espalhadas pela cidade. A campanha tem o objetivo de estimular o respeito à faixa de pedestre e despertar um novo olhar em relação ao trânsito. A ação educativa desta sexta-feira foi desenvolvida no bairro a convite da Rádio 101 FM do Grupo Paraíba de Comunicação, que realizou o projeto “Comunidade 101 – a rádio no seu bairro”, em Mandacaru.

Na cidade de João Pessoa existem cerca de 800 faixas de pedestre espalhadas por todos os bairros. Em 2005, foi iniciada uma campanha educativa “Respeite a Vida. Faça a sua Parte”, onde pedestres e condutores eram orientados sobre a necessidade de respeitar a faixa de pedestre. Todos os anos essa campanha passa por uma realimentação.