Agentes de limpeza da Emlur encenam ‘Auto de Natal’ nesta sexta-feira

Por - em 34

Uma mensagem de esperança. Essa é a temática do Auto de Natal que será apresentado nesta sexta-feira (18) durante a festa de confraternização natalina da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A peça será encenada pelo grupo de teatro ‘Agentes da Alegria’ com a participação do grupo de percussão Baticumlata e do Coral, todos da Emlur. Além encenação natalina haverá um culto ecumênico para os servidores e participantes da celebração. A festa começará com apresentação solo da maestrina do Coral da Emlur, Fátima França, que cantará a Ave-Maria pontualmente às 18 horas.

O ‘Auto de Natal’ deste ano contará a história do casal Mateus e Catarina que vai à uma festa popular em homenagem ao nascimento do menino Jesus. A partir das canções tocadas na festa, os personagens vão imaginando e refletindo sobre como seria a vinda do messias à Terra nos dias de hoje. A peça tem direção cênica de Mônica Macedo e Valesca Rique. A direção musical é da maestrina Fátima França e do músico Zé Guilherme, que comanda o Baticumlata.

Segundo Mônica Macedo, a narrativa da peça possui um caráter popular. “Fizemos uma adaptação do texto para uma linguagem mais regional, misturando cultura popular com a contemporânea”, explicou. A peça é influenciada por festas tradicionais do Nordeste brasileiro como a Folia de Reis e contará com cinco canções populares selecionadas por Fátima França. O Baticumlata, ao som de sua percussão afiada, chamará todos para uma grande ciranda de união e confraternização.

Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, a confraternização desta sexta-feira tem por finalidade demonstrar a gratidão da direção pelo esforço e empenho dos servidores, que trabalham durante todo o ano para deixar a cidade mais limpa e organizada. “É um momento de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho feito durante todo o ano nas ruas de nossa cidade, no atendimento e na orientação à população”, ressaltou o titular da pasta.

A programação natalina da Autarquia será encerrada no dia 21 com a entrega dos donativos da campanha ‘Natal Solidário da Emlur’ à direção do Hospital Padre Zé e uma apresentação do Coral da Emlur.


Talentos
– Com o objetivo de aprimorar talentos e valorizar seus agentes de limpeza, sempre com a missão de levar às pessoas uma mensagem de conscientização ambiental, a direção da Emlur vem buscando implementar atividades que visem o bem-estar de seus servidores. O Teatro ‘Agentes da Alegria’, o Coral e o grupo de percussão Baticumlata, todos formados por agentes de limpeza, são um exemplo dessa prática político-administrativa.

Para Mônica Macedo, que trabalha ativamente com o grupo de Teatro da Emlur, ações desse tipo servem para elevar a auto-estima dos agentes. “A partir do momento que fazem um trabalho artístico, os agentes de limpeza se sentem importantes, valorizados e reconhecidos pelas pessoas e pelo público. Esse trabalho é importante para a estima deles, pois a arte proporciona momentos para extravasar as emoções e esquecer os problemas do dia-a-dia” afirmou.

Jair de Moura Nascimento é um dos agentes de limpeza integrantes do grupo de teatro da Emlur. Para ele, participar do teatro trouxe momentos especiais em sua vida. “Quando subo no palco, muitas emoções passam por mim, me sinto importante, e isso faz com que o trabalho fique melhor. Só em ver a alegria estampada no rosto de uma criança com nossas brincadeiras é tudo. Gosto muito do que faço e represento por prazer”, comentou emocionado.