Agentes de limpeza recebem fardamento e equipamentos

Por - em 55

Com o objetivo de proteger e identificar os agentes de limpeza que atuam em João Pessoa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) promoveu na manhã desta sexta-feira (18) a distribuição do fardamento e de equipamentos de proteção de trabalho para cerca de 170 funcionários. Além do material, eles receberam também apólices de seguro de vida.

Antes da entrega, foi realizada uma palestra explicando aos agentes de limpeza a forma mais adequada de utilizar e conservar a vestimenta, além de apontar a importância de seu uso. Os chefes de cada Núcleo de Apoio da Emlur e o Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta da Emlur (Devac) ficarão responsáveis por fiscalizar se os agentes de cada arrastão de limpeza estão devidamente uniformizados.

Das 24 turmas que realizam a limpeza da cidade, receberam nessa primeira etapa os arrastões I, II e III; Volante I e II, e a Coleta-Noite. Cada kit de fardamento recebido contém bermuda, camisa, luvas, botas, boné, além de óculos protetor e camisa de mangas longas para os agentes que trabalham com as roçadeiras elétricas. A entrega do fardamento está sendo realizada pelo Departamento de Bem-Estar Social, coordenado por Aparecida Pontes.

O superintendente Coriolano Coutinho disse que a Autarquia está sempre preocupada com a segurança de seus servidores, principalmente dos agentes de limpeza que realizam o serviço pelas ruas da capital paraibana. Para o gestor, é essencial que os agentes de limpeza usem o fardamento completo, para que possam ser identificados pela população e como forma de segurança pessoal.

Para o diretor do Devac, Noé Estrela, o uniforme é de grande importância para a segurança desses trabalhadores. “Além da identificação do agente, o fardamento o protege na hora do recolhimento do lixo, que muitas vezes vem com material cortante como vidro, metal e outros”, destacou.

O agente de limpeza José Alves da Silva, que recebeu seu kit na solenidade, também apontou a segurança como o principal aspecto para o uso do uniforme. “Para mim, é maravilhoso receber o fardamento novo, pois desta forma terei mais proteção no dia-a-dia. Protegido, poderei desenvolver um trabalho muito melhor”, afirmou.

Segundo Severino Ramos, monitor do Arrastão I da Emlur, a fiscalização do uso do fardamento será realizada todos os dias. “Nós, monitores, faremos a fiscalização para saber se o agente está com o fardamento completo para o trabalho e também orientaremos na sua utilização de uso e segurança”, disse.