Agentes de Mobilidade orientam motoristas sobre mudanças no tráfego em Miramar

Por - em 69

Nesta sexta-feira (25), após as modificações, o tráfego no Bairro Miramar já demonstrava efeitos positivos na mobilidade com a nova opção de deslocamento ligando a zona sul (Bancários, UFPB, Castelo Branco) à zona norte (Tambaú, Manaíra e Bessa) pela avenida Senador Ruy Carneiro.

No primeiro dia da mudança – na quinta-feira (25) – foram necessários ajustes no tempo dos semáforos que ficam nos cruzamentos da avenida Epitácio Pessoa com as ruas Hilda Lucena e Tito Silva, para dar mais a fluidez ao tráfego na área. Outro motivo para a lentidão no trânsito no primeiro dia de mudança foi o fato dos condutores não estarem habituados com o novo caminho, dirigindo mais devagar para observar a sinalização ou parando para pedir informações aos agentes de mobilidade.

O superintendente executivo de mobilidade urbana (Semob), Nilton Pereira de Andrade; o superintendente adjunto, Paulo Freire; o diretor de planejamento, Adalberto Araújo e o diretor de operações, Cristiano Nóbrega, estiveram no local da intervenção nesses dois primeiros dias.

Eles afirmaram que uma alteração de tráfego significativa como essa sempre gera algum contratempo, mas aos poucos as pessoas vão se acostumados à nova forma de circulação. “Esperamos que nos próximos dias essa alteração no bairro Miramar já esteja totalmente consolidada”, disse o  diretor de planejamento, Adalberto Araújo.

Segunda etapa – A Semob iniciou a segunda etapa das mudanças na área de Miramar. A ação faz parte do projeto Caminho Livre, que engloba uma série de obras e ações que visam dar agilidade, mobilidade e organização ao trânsito e transporte público na cidade. A primeira etapa foi à entrega do binário do Castelo Branco, proporcionando maior fluidez ao tráfego e segurança aos pedestres.

Nesta segunda etapa, com a modificação, os veículos que vêm do Castelo Branco em direção a Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro para bairros como Tambaú, Manaíra e Bessa passam a seguir pela rua Hilda Lucena (ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima) em Miramar, cruzando a avenida Epitácio Pessoa, entrando pela rua Giácomo Porto até a Ruy Carneiro, virando à direita em direção à orla.

Já os motoristas que vêm pela Ruy Carneiro no sentido Centro/praia em direção à UFPB ou bairros da Zona Sul (pelo Castelo Branco), entram na rua Antônio Rabelo Jr, cruzam a avenida Epitácio Pessoa, seguindo pela rua Tito Silva (que teve o sentido invertido no trecho da Epitácio Pessoa – Praça das Muriçocas) até chegarem à avenida Presidente Castelo Branco. Os veículos que circulam pela Epitácio Pessoa indo ao Castelo Branco, UFPB e bairros da Zona Sul também devem a entrar à direita na Tito Silva, na altura do Posto 99.

Os agentes de mobilidade e a equipe de educação vão ficar na área por 15 dias orientando os condutores de forma ostensiva. O superintendente adjunto, Paulo Freire, recomenda aos condutores que fiquem atentos à sinalização de regulamentação. “A sinalização está totalmente implantada na rua, não tem porque o usuário cometer infração”, ressaltou Paulo Freire.

População – O morador do bairro do Miramar, Miguel Lisboa, 48 anos, espera que com a mudança de circulação, o trânsito no local fique menos congestionado. “Como é o primeiro dia, os condutores ainda estão confusos, mas com o passar dos dias a situação vai melhorando”, comentou o servidor público.

O aposentado Jamaci da Costa, que mora no bairro há 40 anos, considerou ótima a mudança. “Nos próximos dias é que os motoristas vão se acostumar com a nova circulação. Com os agentes aqui nos orientando, vamos nos adequar para o novo sentido das vias” afirmou o aposentado.

A mesma opinião é compartilhada pelo motoboy, Adailton Marinho Freitas, 25 anos. Para ele, a intervenção da Semob foi muito boa e tende a desafogar o trânsito no Miramar. “Passo aqui todos os dias e senti que com a mudança de circulação, o trânsito ficou melhor. Agora é só uma questão de hábito para os motoristas que circulam na área se acostumarem”, disse o morador da Ilha do Bispo.

Ônibus – As linhas de transporte coletivo que circulam em Miramar terão os seus itinerários modificados da seguinte forma:

– Linhas 514, 517, 501, 5206, 5120, 1502, 5110, 5210, 5310 e 5307, no sentido UFPB/Epitácio Pessoa/Centro, com a mudança seguirão a partir da Praça Tito Silva, pela rua Hilda Coutinho Lucena, Epitácio Pessoa, seguindo o itinerário normal.

– Linhas 514, 517, 3510, 1519, 1502, 1510, 2515, 3507 e 501, no sentido Centro/bairro, seguirão a partir da Epitácio Pessoa pela rua Tito Silva, depois itinerário normal.

– Linhas 5600, 5603 e 5605, que operam entre Mangabeira e Shopping Manaíra, vão seguir pela rua Hilda Coutinho Lucena e, logo após o itinerário normal pela Epitácio pessoa. No sentido Shopping/Mangabeira, a partir da Epitácio pessoa, seguem pelas ruas Giácomo Porto, Otávio Novais e Antônio Rabelo Jr, em direção a Tito Silva.

– Linha 1500/Circular, no sentido Castelo Branco, a partir da Ruy Carneiro segue pela rua Prefeito José Leite, avenida Epitácio Pessoa e rua Tito Silva, depois itinerário normal.