Agentes de saúde ambiental fazem controle da proliferação de ratos nas praias

Por - em 59

A Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza até a próxima terça-feira (24) uma ação em controle de roedores na orla do município. A iniciativa mobiliza cerca de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelas praias de Barra de Gramame, do Sol, Jacarapé, Penha, Seixas, Cabo Branco, Tambaú e Manaíra.

A ação teve início na segunda-feira (16) com agentes de saúde ambiental e apoiadores técnicos aplicando raticidas em pontos com maior possibilidade de concentração de roedores. De acordo com Geraldo Moreira, responsável da Vigilância Epidemiológica do município, diversos trechos da orla estão passíveis de disseminação de ratos devido à oferta de alimento oriunda dos quiosques e restaurantes, bem como acúmulo de resíduos sólidos e pontos de abrigos (muretas e vegetação).

 

“Já realizamos esta mesma ação, que é feita em parceria com a Emlur, recolhendo o lixo de áreas de risco e aplicando o raticida. Nas comunidades é feito um trabalho adicional de conscientização da população e nas praias temos que pensar também nos turistas e nos comerciantes, que costumam deixar restos de alimento, um dos maiores fatores de formação de criadouros de ratos”, afirmou Geraldo.

Programação – Nesta sexta (20) a ação será realizada pela manhã nas praias de Tambaú e Manaíra. Já no dia 23 as praias de Barra de Gramamme e Seixas receberão a aplicação de raticidas e no dia 24 será a vez das praias de Seixas, Praia do Sol e Jacarapé. Cerca de 400 Kg de raticidas em mini-blocos serão aplicados, bem como 32 kg de raticida em pó.