Agentes de saúde participam de ciclo de palestras sobre drogas

Por - em 48

“Conhecendo para melhor atuar”. Este é o tema do ciclo de palestras sobre álcool e outras drogas que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo em parceria com a Polícia Federal (PF). O curso, que acontecerá em cinco dias, tem como público Agentes Comunitários de Saúde e os funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e da área administrativa da SMS.

Nesta segunda-feira (16), primeiro dia do ciclo de palestras, os funcionários do Distrito Sanitário I aprenderam com a experiência relatada pelos policiais federais que ministram o curso. Os policias apresentaram alguns tipos de drogas, disseram como identificar o usuário e relataram os sintomas comportamentais de um dependente. “A importância de um curso como este é importante porque o agente de saúde é o primeiro canal entre a família do usuário e a sociedade, então, é importante que os profissionais da área de saúde saibam identificar e dar encaminhamento em situações como esta”, comentou o policial federal Cristovão Góes.

Ele esclareceu ainda que esses cursos são dados gratuitamente em escolas, igrejas e entidades. Os próximos encontros serão nos dias 18, 20, 24 e 27 de novembro, sempre na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

A chefe da seção de Saúde Mental, Valéria Cristina, disse que a prevenção do uso de drogas passa não só pela saúde, mas por todas as áreas, como educação, segurança e serviço social. “Este ciclo de palestras é uma das maneiras da SMS colaborar para ajudar as pessoas a largarem as drogas, por isso é importante que o agente de saúde saiba identificar droga e usuário para fazer um encaminhamento adequado”, disse.