Agentes de viagens conhecem JP e vão divulgar potencial turístico no Paraná

Por - em 50

Um grupo de agentes de viagens está em João Pessoa, participando de um Famtour (Programa de Familiarização Turística) patrocinado pela empresa TAM Linhas Aéreas. O objetivo é conhecer a cidade e suas potencialidades e assim poder melhor comercializar o destino no Estado do Paraná. Na Capital paraibana, os agentes vêm sendo recepcionados pela Secretaria Executiva de Turismo (Setur), com o apoio do Trade Turístico.

O Famtour começou na terça-feira (15) com a apresentação da praia do Jacaré, em Cabedelo, aos 12 agentes considerados os melhores da empresa TAM Viagens. Além deles, uma jornalista, representante do ‘Jornal de Londrina’ acompanha o grupo, com o objetivo de elaborar matéria e divulgar João Pessoa junto aos paranaenses.

Roteiro – Nesta quarta-feira (16), o destino foi o Litoral Sul fazendo o roteiro ‘EcoBuggy Adventure’ pelo Vale do Gramame, onde são desenvolvidas atividades de turismo rural com base na agricultura familiar, além de também conhecer praias do município do Conde, como Jacumã, Tabatinga, Carapibus, Coqueirinho e até Tambaba, onde ocorre o naturismo opcional.

No retorno a João Pessoa, o grupo passou pela Barra de Gramame e conheceu o ‘Bar do Zezinho’ e seus caranguejos ‘domesticados’, depois as praias nativas da Capital do alto das falésias entre Jacarapé e a do Sol, vislumbrando a paisagem da foz do rio Cuiá. No Vale do Gramame, os agentes foram guiados pelos condutores de trilhas ecológicas rurais da Escola Viva Olho do Tempo (Evot).

A visita se estendeu à Praia do Seixas, onde está o ponto extremo oriental do continente americano, a comunidade e o Santuário da Penha. Essa parte foi finalizada no Farol do Cabo Branco e logo após a Estação Ciência, Cultura e Arte, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer em construção naquela área. À noite, o programa previa visita técnica e jantar no ‘Hotel Hardman’.

Litoral Norte – Nesta quinta-feira (17), o grupo se desloca até o Litoral Norte indo até a ilha de Areia Vermelha. A maré vai estar baixa na ocasião, medindo 0.6 metros, o que possibilita um belo passeio pela local. Para este passeio, o grupo conta com o apoio Associação dos Proprietários das Embarcações Turísticas do Estado da Paraíba. Em seguida, acontece saída para Cabedelo com visita à Fortaleza de Santa Catarina.

O almoço acontece no ‘Tropical Hotel Tambaú’, que também vai ter as dependências visitadas pelo grupo. Logo após o almoço, será realizado um detalhado ‘city tour’ no Centro Histórico, reconhecido e tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o grupo verá ainda o pôr-do-sol no Hotel Globo, finalizando no retorno com visita à Casa do Artista Popular, na Praça da Independência.

Já à noite, acontece o jantar no ‘Tambaú Flat’, com visita técnica. De lá, todos vão ao Baixo Tambaú para entretenimento noturno no ‘KS Bar-Koisas do Sertão’, com banda de forró pé-de-serra, onde ocorre toda semana há dez anos o ‘Forró do Turista’.

Na sexta-feira (18) pela manhã, o grupo de agentes faz visitas técnicas ao ‘Tambaú Flat’ e ao ‘Littoral Hotel’, e em seguida conhece as opções de compras na cidade no Mercado de Artesanato Popular. O almoço de despedida no acontece com o apoio do restaurante ‘Terraço Brasil’, na praia do Cabo Branco.

Participam do Famtour as agências Albatroz Turismo, Agência TOP TAM, Giramundo (representada por José Marcelo Padula), Ijiat, T. Company, Conquista, Valentin, Orinter, Azzatur, Tam Cia. de Viagens e Decole. Colaboraram na ação o João Pessoa Convention Visitors Bureau, Associação Brasileira das Agências de Viagem na Paraíba (Abav-PB) e Lucky Viagens.