Agosto das Letras é aberto com homenagem a seis cordelistas

Por - em 90

Seis autores da literatura de cordel foram homenageados nesta sexta-feira (27), durante a abertura da programação do Agosto das Letras. O evento literário promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece até este domingo (29), no Ponto de Cem Réis, Casarão 34 e Sala Funjope.

Os cordelistas homenageados foram João Paulo Bento Sobrinho (Coletânia Poética: falando um pouco de João Pessoa), Pedro Firmino da Silva (A Peleja de Pedro Firmino com Jorge Nascimento) , Manuel Belizário (Satan Processa Bin Laden e Bush por Plágio e Difamação), Armando Fernandes da Costa (Mulher), Jailson Henrique de Lima (O Menino Comilão) e Beto Brito (A Saga de Pedro Caroço com Severina Xique-Xique).

Além da homenagem, cada um deles vai receber como premiação a publicação de cerca de 700 cordéis produzidos para a coleção ‘Novos Escritos’. Vinte trabalhos foram inscritos para fazer parte da coleção, com a seleção final de seis autores.

Para Pedro Firmino da Silva, a literatura de cordel atua como memória para muitos cantadores de repente, como é o seu caso. “O repente passa, já com o cordel as palavras ficam registradas para qualquer pessoa ter acesso”, ressaltou.

Este ano, os homenageados do Agosto das Letras são os escritores Jomard Muniz de Brito e Geraldo Maciel (in memorian), e o professor de literatura Antônio Arcela. Segundo o coordenador do Agosto das Letras, André Ricardo Aguiar, o evento abre um calendário novo voltado para a discussão e vivência da literatura, que dialoga com outras áreas. “Queremos aproximar o público da literatura, trazendo o povo para a praça para que participe da construção autoral”, destacou.

A programação do Agosto das Artes conta com oficinas, mesas-redondas, mostra de curtas-metragens e de animação, feira de livros, lançamentos de obras e shows musicais. Na sexta-feira, o show no palco montado no Ponto de Cem Réis foi do cantor Xisto Medeiros, que lançou o CD ‘Prana’. Neste sábado (28), será a vez de Victor Ramil (RS).