Agosto das Letras leva poesia, música e dança ao Ponto de Cem Réis

Por - em 30

Uma oficina de haicais, ministrada pela poeta Alice Ruiz, abriu nesta segunda-feira (15) a programação do Agosto das Letras, projeto literário desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope). A oficina é realizada até esta quarta-feira (17), das 14 às 17h, no Casarão 34.

Outras atividades movimentaram o evento no Ponto Cem Réis, como o espetáculo de bonecos do Vovô Juca, seguido de recital da poeta Telma Sherer, e ainda a apresentação da Contexto Companhia de Dança, com o espetáculo ‘Três Pontos’, encenando obras de três artistas paraibanos. Encerrando a primeira noite do evento, show com a banda Néctar do Groove, que apresentou ao púbico o seu mais novo disco, recentemente produzido pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

A escritora Alice Ruiz está participando do projeto pela segunda vez. “Acho fundamental a realização dessas iniciativas, mas temos que refletir sobre a possibilidade de criar o hábito nas pessoas de comparecerem cada vez mais a esses espaços”, observou.

Haicais – A oficina, que está acontecendo no Casarão 34 com a participação de estudantes, professores e escritores, aborda elementos como o zen e a meditação, que neste sentido significa limpar a mente de qualquer pensamento, ou seja, atingir o vazio para poder preenchê-lo com iluminação.

A apresentação da Contexto Companhia de Dança foi dividida em três atos. O primeiro, inspirado no poema ‘Eu’, de Augusto dos Anjos, traz no seu figurino um contexto mórbido com cores escuras. Já o segundo ato remete ao mercado instalado no Varadouro, retratado na obra de Políbio Alves. Encerrando com a contemplação do universo sertanejo, o terceiro ato remete ao forró interiorano presente na poesia de Jessier Quirino. O grupo é formado pelos dançarinos Alex Oliveira, Marília Araújo, Ing Nunes, Alísson David e Diego Gedes.

A banda Néctar do Groove animou o público, a partir das 22h, apresentando o seu novo CD, que traz o mesmo nome da banda e foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). O repertório contou com composições como ‘Rosa’, ‘Terra’, ‘Intermezzo’ e ‘Voo da Viúva’.

A programação desta terça-feira (16) começou às 9h, no Ponto Cem Réis, com a oficina de contação de histórias. No final da manhã, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi entregue o Título de Cidadã Pessoense à escritora paulista radicada na Paraíba, Valéria Rezende, numa propositura da vereadora Sandra Marrocos (PSB).

A partir das 18h, no Ponto Cem Réis, tem início uma roda de diálogos sobre a obra do escritor Ronaldo Correia de Brito, com mediação do poeta Ronaldo Monte. Em seguida acontece a palestra com o escritor Bruno Gaudêncio, que vai abordar a atuação dos grupos literários ‘Blecaute e Caixa Baixa’ e, encerrando a noite, a partir das 21h, haverá a apresentação do espetáculo ‘Ensaios Fotográficos’, do grupo Teatrália, com encenação dos poemas de Manoel de Barros.

A programação da quarta-feira (17) traz ao Ponto Cem Réis, a partir das 18h, a roda de diálogo com participação dos escritores Xico Sá e Linaldo Guedes, seguido da explanação da escritora e editora Lais Chaffe sobre o projeto literário Cidade Poema. Depois será a vez do show musical da cantora paraibana Eleonora Falcone, que vai mostrar o repertório de seu CD ‘Eu tenho um pedaço de sol que guardo comigo desde menina’, em que estão presentes os paraibanos Lúcio Lins, Paulo Ró, Águia Mendes, Val Velloso, Adeildo Vieira, Walter Galvão, Pedro Osmar, Erivan Araújo, Aderson Graciano e Odete de Pilar, além da própria Eleonora. A artista cantará, ainda, canções do também paraibano Geraldo Vandré.

A oficina do Conto, ministrada pelo escritor Roberto Meneses, integrante do Clube do Conto, acontece na quinta-feira (18), a partir das 14h, no Casarão 34. Às 16h, no Ponto Cem Réis, acontece a roda de diálogos com a participação dos escritores Miguel Sanshes Neto e Rinaldo de Fernandes. Já às 21h, tem início o show da banda ‘Poets’, formada pelos poetas Ronald Augusto, Alexandre Brito e Ricardo Silvestrin.

 

Dentro do Agosto das Letras, acontece uma roda de diálogos com o tema ‘Plano Municipal do Livro – Leitura e Bibliotecas’, no Ponto Cem Réis, diariamente, das 14 às 18h, até sexta-feira (19), data de encerramento do evento. Neste dia, também acontece a roda de diálogos que tem a participação das escritoras Rosa Amanda Strausz e Elvira Vigna, além do escritor Tarcísio Pereira, no Ponto Cem Réis, às 18h. No mesmo local, a partir das 19h30, acontece o projeto ‘Tome Poesia e Tome Prosa’, com apresentação de Antonio Mariano e participação dos escritores Pedro Salgueiro, Tércia Montenegro e do poeta Jomar Moraes Souto. Às 21h, tem inicio o espetáculo teatral ‘Drummond em cena: A rosa do povo’, do grupo paulista ‘Ave de Arribação’.