Agosto das Letras reúne grandes nomes da literatura brasileira em JP

Por - em 32

O projeto literário Agosto das Letras movimenta a Capital a partir da desta segunda-feira (15) até esta sexta-feira (19), com uma ampla programação que contempla lançamentos de livros, rodas de diálogos, oficinas, apresentações de dança e teatro, além de shows musicais. O projeto, que traz grandes nomes da literatura do País, acontece em diferentes espaços públicos da Capital, a exemplo do Casarão 34, Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e Ponto Cem Réis, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

“O Agosto implanta sempre uma necessidade incomum, mas não menos importante de abrir um espaço para olhar a produção literária de uma maneira atraente, por conseguinte, sendo também um esforço de manter um evento em sua continuidade como marca de diálogo entre as diversas artes”, disse o chefe da divisão de literatura da Funjope, André Ricardo Aguiar.

Programação – O Agosto das Letras tem inicio na segunda-feira (15), às 14h, com a oficina de haicais, ministrada pela poeta Alice Ruiz, que acontece até quarta-feira (17), das 14 às 17h, no Casarão 34. O primeiro dia do evento também conta com o teatro de bonecos do Vovô Juca, às 16h, no Ponto Cem Réis, seguido de recital da poeta Telma Sherer. A partir das 19h, acontece a apresentação da ‘Contexto Companhia de Dança’, com o espetáculo Três Pontos e, encerrando a noite, show com a banda Néctar do Groove.

Na terça-feira (16), a partir das 9h, no Ponto Cem Réis, acontece a oficina de contação de histórias. A partir das 18h, no mesmo local, tem inicio uma roda de diálogos sobre a obra do escritor Ronaldo Correia de Brito, com mediação do poeta Ronaldo Monte. Em seguida acontece a palestra com o escritor Bruno Gaudêncio, que vai abordar a atuação dos grupos literários Blecaute e Caixa Baixa e, a partir das 21h, apresentação do espetáculo ‘Ensaios fotográficos’, do grupo Teatrália, com encenação dos poemas de Manoel de Barros.

A programação da quarta-feira (17) traz ao Ponto Cem Réis, a partir das 18h, a roda de diálogo com participação dos escritores Xico Sá e Linaldo Guedes, seguida da explanação da escritora e editora Lais Chaffe sobre o projeto literário Cidade Poema. Logo depois, tem show musical da artista paraibana Eleonora Falcone.

Na quinta-feira (18), a partir das 14h, no Casarão 34, tem inicio a oficina do Conto, ministrada pelo escritor Roberto Menezes, integrante do Clube do Conto. Às 16h, no Ponto Cem Réis, acontece a roda de diálogos com a participação dos escritores Miguel Sanshes Neto e Rinaldo de Fernandes. Já às 21h, terá show com a banda ‘Poets’, formada pelos poetas Ronald Augusto, Alexandre Brito e Ricardo Silvestrin.

A programação de encerramento do evento será na sexta-feira (19), a partir das 18h, no Ponto Cem Réis, com a roda de diálogos que tem a participação das escritoras Rosa Amanda Strausz e Elvira Vigna, além do escritor Tarcísio Pereira. No mesmo local, a partir das 19h30, acontece o projeto ‘Tome Poesia e Tome Prosa’, com apresentação de Antonio Mariano e participação dos escritores Pedro Salgueiro, Tércia Montenegro e do poeta Jomar Moraes Souto. Às 21h, tem inicio o espetáculo teatral ‘Drummond em cena: A rosa do povo’, do grupo paulista Ave de Arribação.

O último dia do Agosto das Letras contará ainda com o Fórum Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas de João Pessoa, que acontece das 14h às 17h, no Ponto de Cem Réis. O fórum, que tem como tema “O Livro, a Leitura e o Espaço Midiático”, contará com vários convidados, a exemplo do Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Funjope e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de movimentos sociais e ONGs.

 

Inscrições para oficinas – Os interessados em participar das oficinas devem entrar em contato com a organização pelo e-mail aguiar.funjope@gmail.com, fornecendo o nome completo e o RG. Outras informações pelo telefone 3218-5502, em horário comercial.