Agra anuncia linha de crédito e concurso para área da TI durante V Ensol

Por - em 30

O lançamento de uma linha de crédito de até R$ 11 mil no Programa Municipal Empreender JP e a realização de concurso público destinado para a área de tecnologia da informação, essas foram as novidades anunciadas pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, durante a abertura V Encontro de Software Livre (Ensol), realizado na tarde desta quarta-feira (20) e que acontece até o próximo domingo (24) na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, em João Pessoa.

Durante a fala, Luciano Agra ressaltou o compromisso da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o melhoramento do acesso a tecnologia e o desenvolvimento de ferramentas para dar condições de desenvolver um trabalho com mais qualidade e segurança. “O desenvolvimento do Brasil, passa pelo desenvolvimento do software livre e a Prefeitura vem dando a importância que essa área tem. Até mesmo porque precisamos fazer funcionar essa máquina gigantesca que é a Prefeitura”, disse.

Segundo Agra, os primeiros passos para a otimização desse processo já foram dados. “Com a criação do setor de tecnologia da informação começamos a traçar o caminho, cuja meta é a total autonomia no desenvolvimento de sistemas. Para aprimorarmos esse processo, é preciso que a opção seja o software livre, porque não há recursos suficientes para ser de outra maneira, daí a importância desse evento”, afirmou.

O prefeito também lembrou que para que essa mudança tenha continuidade é necessário ter pessoal preparado. “Nós teremos que fazer um concurso para adquirir um quadro permanente e evitar futuros prejuízos de continuidade, pois há milhares de processos, créditos, dívidas ativas que precisam ser monitoradas e acompanhadas e isso só pode ser feito através da tecnologia da informação”, argumentou.

Além da realização do concurso, Agra adiantou que no próximo mês será lançado um edital para novas linhas de crédito do Empreender JP, destinadas exclusivamente para projetos na área de tecnologia da informação.

Finalizando o prefeito falou da satisfação que a PMJP tem em sediar um evento dessa natureza e convidou os organizadores a realizar a próxima edição também na Capital. “Desde já quero dizer que João Pessoa está de portas abertas para o VI Ensol”, encerrou.

Palestra – A secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra ministrou a palestra ‘Avanços e Contradições na política de TI – a experiência de João Pessoa’, onde apresentou a experiência que a Prefeitura da Capital desenvolve com o software livre. A secretária vai expôs ainda sobre as questões relacionadas à liberdade, de forma abrangente, e sobre temas financeiros relacionados ao software livre.

“Esse é um momento importante porque estabelece diálogo com um seguimento que tem uma postura critica, visando construir uma nova ética na relação da produção e do acesso á Tecnologia da Informação. Este evento acontece em um momento estratégico para a prefeitura, pois é o momento de definir o nosso modelo de sistema de informação”, comentou Estelizabel Bezerra.