Agra apresenta Empreender-JP para gestores de Minas Gerais
O prefeito Luciano Agra recebeu a visita de gestores públicos e representantes do Sebrae do estado de Minas Gerais, na noite desta última segunda-feira (13), no Centro Administrativo Municipal. A caravana veio conhecer de perto como funciona o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e, que há cinco anos, vem aumentando a geração de emprego e renda dentro da Capital, beneficiando o total de 9.896 pequenos empreendedores. Nesta terça-feira (14), a equipe de Minas Gerais e do Empreender-JP participam de um café da manhã no Hotel Quality, na praia do Cabo Branco.
O prefeito Luciano Agra ressaltou o caráter de prioridade do modelo adotado pelo Empreender-JP em benefício da população de baixa renda. É importante que todos entendam que a nossa opção desde o início foi e é pelos excluídos, e que um dos princípios fundamentais desse programa é a impessoalidade; não há indicados, mas sim escolhidos por suas próprias capacidades, disse ele aos gestores.
O Empreender não é uma linha de financiamento comum, mas um programa de inclusão social, que busca investir na capacidade das pessoas de poderem desenvolver seus próprios empreendimentos, destacou o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Raimundo Nunes, que esteve presente ao encontro juntamente com o diretor de Fomento, Ruy Ribeiro, e o secretário de Articulação Política de João Pessoa, Dunga Jr.
O secretário Raimundo Nunes também citou os números positivos do projeto e lembrou alguns dos municípios que já começam a implementar idéias similares de geração de renda fora da Paraíba. Já investimos mais de R$ 23 milhões em um programa que começa a ser desenvolvido também em municípios como Petrolina, Jaboatão dos Guararapes e Timbaúba, em Pernambuco, frisou.
Durante o encontro, ainda foram discutidos detalhes sobre como funciona o fundo de investimentos do Empreender e outros recursos utilizados pela PMJP para geração de renda entre a população mais carente. O prefeito também citou outros projetos na área de produção e de incentivo aos pequenos negócios, além do trabalho desenvolvido pelo município direcionado especialmente aos comerciantes ambulantes de João Pessoa.
O governo municipal precisava colocar em prática certos fundamentos para garantir uma melhor distribuição de renda entre a população e captar recursos a serem destinados aos mais carentes, disse Agra.
Exemplo que deu certo – Os nove gestores que estão visitando a capital fazem parte da lista de municípios vencedores na 6ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor realizado em Minas Gerais, a exemplo das cidades de Contagem, Poços de Caldas e Betim. O nosso objetivo é fazer com que prefeitos e secretários possam conhecer ações exitosas que beneficiem micro e pequenos empresários, a exemplo do programa da prefeitura de João Pessoa, explicou o consultor de Políticas Públicas e Articulação Institucional do Sebrae-MG, Cássio Silva Duarte.
Estamos podendo conhecer um projeto que já apresenta resultados e que tem uma preocupação com a questão social. E o gestor que não estiver com um olhar para o social, está fadado ao fracasso, comentou também o prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva.
Como funciona A caravana trazida a João Pessoa pelo Sebrae de Minas participa nesta terça-feira (14) de um café da manhã promovido pela Sedesp no Hotel Quality, no Cabo Branco, onde o secretário Raimundo Nunes irá apresentar detalhes sobre o funcionamento e números do Empreender-JP desde que começou a ser implementado, em julho de 2005.