Agra apresenta Plano Diretor e debate sobre expansão de suprimento de gás

Por - em 67

O prefeito Luciano Agra apresentou nesta quinta-feira (25) o Plano Diretor da Cidade, durante o ciclo de debates que está sendo realizado pela Companhia Paraibana de Gás Natural (PBGás), como parte do Planejamento Estratégico até 2020. Com o evento, que acontece no Hotel Tambaú Flat, no bairro de Tambaú, a Companhia vai projetar o crescimento da malha de gasoduto da Capital.

“O Plano Estratégico da PBGás é um dos documentos básicos da cidade, porque ele consegue reunir todas as tendências de crescimento e atender ao máximo possível as demandas existentes na Capital pelo suprimento de gás. Trata-se de uma iniciativa importantíssima, pois funciona como uma bússola para a expansão dos negócios. Temos uma contribuição a dar na construção do Plano e a possibilidade de participar mais ativamente neste processo, pois a Prefeitura é quem tem as atribuições para orientar o desenvolvimento da cidade”, disse Luciano Agra.

Na oportunidade, o prefeito ouvi do diretor presidente da PBGás, Zenóbio Toscano, que a Companhia pretende levar o fornecimento de gás as moradias construídas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), dentro do ‘Minha Casa, Minha Vida’, inclusive com a possibilidade da doação dos fogões adequados para o serviço, tendo como contrapartida da PMJP a adequação da rede interna nas moradias. Iniciativa que Luciano Agra avaliou como positiva pelo alcance social.

“Outra coisa que eu achei positiva e importante, tendo em vista o alcance social, é a chegada do gás, caso se confirme essa iniciativa, nos programas de habitação social. Essa decisão vai contribuir muito para diminuir as desigualdades e permitir a inclusão das pessoas nessa oferta de serviços que as concessionárias de serviço público oferecem à população em geral. Tenho a absoluta convicção que isso vai ajudar muito a melhorar a qualidade de vida nos nossos empreendimentos de habitação social. É louvável também a chegada do fogão adequado para consumir esse gás”, reforçou o prefeito.

O diretor presidente da PBGás, Zenóbio Toscano, destacou que a participação de Luciano Agra no ciclo de debates para o  Planejamento Estratégico até 2020 da Companhia foi esclarecedora, pois forneceu informações importantes para o crescimento da malha do gás natural em João Pessoa. “Sabemos agora, bem mais do que antes, para onde devemos expandir e vamos trabalhar exatamente nesse sentido”, afirmou Zenóbio Toscano.

Apresentação – Na apresentação do Plano Diretor da Cidade de João Pessoa, o prefeito Luciano Agra falou sobre a elaboração do documento, passando pela adequação feita em 2008, até os dias atuais. Com slides de mapas e gráficos, o Plano Diretor foi detalhado a partir do panorama da cidade, que tem área total de 210,8 quilômetros quadrados (km²) e ocupa 0,3% do território paraibano. Foi demonstrando a evolução do crescimento populacional, ocupação, evolução urbana, entre outros pontos, até chegar aos instrumentos para a gestão urbana, intervenções previstas e que foram e estão sendo realizadas pela PMJP, como criação de parques (Sistema Municipal de Áreas Protegidas) e a mobilidade urbana sustentável.