Agra autoriza licitação para ‘Programa Caminho Livre’ na Epitácio e Beira Rio

Por - em 72

O prefeito Luciano Agra autoriza nesta quarta-feira (24), o início do processo de licitação para intervenção em duas das mais movimentadas avenidas da Capital: a Presidente Epitácio Pessoa e a Ministro José Américo de Almeida (Beira-Rio). O projeto está inserido no Programa Caminho Livre – um conjunto de ações e melhorias para o trânsito que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) irá executar. A solenidade acontece às 10h, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O valor investido na obra será de R$ 2.656.239,00.

As duas avenidas vão passar por diversas intervenções para dar mais agilidade, mobilidade e segurança aos motoristas e pedestres. A obra vai permitir a redução dos congestionamentos com o aumento da capacidade da via, melhorando a circulação dos veículos e diminuindo o tempo de viagem do transporte público.

Intervenção – A Avenida Epitácio Pessoa, que liga o Centro às praias, vai ganhar faixas de desaceleração próximas aos cruzamentos, medindo 60m de comprimento por 2,5m de largura. A melhoria vai servir para que o motorista saia da via principal quando for realizar o giro à direita, dando fluidez ao tráfego de quem segue em frente. Serão incorporadas à avenida seis faixas de desaceleração em sete cruzamentos no sentido centro/bairro e em dez cruzamentos no sentido bairro/centro.

Serão acrescentadas mais duas faixas de tráfego na Epitácio Pessoa, uma para cada sentido de circulação, no trecho que vai do entroncamento da Avenida Ruy Carneiro até a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, compreendendo uma extensão de aproximadamente dois quilômetros. Essa intervenção será possível a partir da redução do canteiro central em dois metros em ambos os lados.

Ampliação da Beira Rio – A Avenida Beira-Rio terá sua via alargada para aumentar a capacidade de circulação dos veículos e melhorar a operação do transporte público. Será implantada mais uma faixa de rolamento por sentido de via no trecho compreendido entre o cruzamento da Rua Corálio Soares de Oliveira (próximo a 1ª Igreja Batista) e a Avenida Rui Barbosa. Este trecho tem aproximadamente 1,75 km e passará a contar com três faixas de tráfego por sentido, tendo cada uma 3m de largura, o que aumentará em 50 por cento a capacidade da via para circulação de veículos. Para que isso seja possível, a calçada de passeio será reduzida em dois metros, sobrando ainda outros três metros para a circulação de pedestre.

PAC da Mobilidade – Essas intervenções de curto prazo do programa Caminho Livre fazem parte da preparação das vias para receber as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade que prevê melhoria do transporte público.

As obras do PAC da mobilidade começam quando a proposta apresentada pela PMJP for aprovada pelo Ministério das Cidades. Esse plano também contempla o corredor da Epitácio Pessoa com faixas exclusivas e prioritárias para o transporte público junto ao canteiro central, destinação de duas faixas para o tráfego misto e construção de estações de parada de ônibus.