Agra destaca políticas públicas de JP definidas pelo ‘Objetivos do Milênio’

Por - em 53

“A Prefeitura Municipal de João Pessoa já está adotando os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nas ações e projetos desenvolvidos na Capital”, afirmou o prefeito Luciano Agra, nesta quinta-feira (22), durante o seminário estadual de lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil. O evento aconteceu no auditório do Unipê e foi promovido pelo Governo Federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Movimento Nós Podemos Paraíba. O encontro teve a presença do embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Chediek.

No encontro, Luciano Agra destacou várias ações e políticas públicas desenvolvidas pelo governo municipal que estão sendo realizadas a partir do que já define os oito Objetivos do Milênio. “A prefeitura tem apresentado uma política de governo com investimentos e ações para beneficiar principalmente as áreas e famílias mais carentes de João Pessoa. E isso tem contribuído para deixar a nossa cidade bem melhor. Iremos continuar investindo cada vez mais para melhorar a qualidade de vida nessas comunidades”, disse ele.

Entre os programas de governo já implementados, o prefeito da Capital lembrou que o Empreender-JP, por exemplo, vem contribuindo para garantir mais renda a quem antes não tinha como ter acesso a um empréstimo bancário. Os programas que incluem o ‘Restaurante Popular’, garantindo refeições a preço baixo para mais de mil pessoas todos os dias, e o de ‘Compra Direta Local’, direcionada a agricultura familiar, também têm contribuído para combater a pobreza e a fome, como define o primeiro dos Objetivos do Milênio.

Educação – Na meta que prevê a questão do ensino básico fundamental, Agra destacou a inserção das crianças de 4  e 5 anos na rede municipal de ensino, e o projeto mais recente das escolas em tempo integral. “Este é um dos nossos programas prioritários de governo que está acontecendo de forma progressiva. Queremos chegar à meta de garantir ensino em tempo integral em todas as escolas da rede de educação do Município”, ressaltou.

Luciano Agra ainda citou outras ações que estão em acordo com o que prevê os ‘8 Jeitos de Mudar o Mundo’ nas áreas de saúde, como a redução dos índices de mortalidade infantil; de meio ambiente, com as campanhas educativas e a criação do Sistema Municipal de Áreas Protegidas e Parques; e da promoção de igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, a partir dos programas direcionados especialmente ao público feminino, como o da habitação social que garante prioridade às mulheres.

Governo – No evento, houve também a assinatura do Memorando de Entendimento do Pnud pelo governo da Paraíba. “Os oito Objetivos do Milênio têm sido alvo de valor para várias metas implementadas pelo governo a partir de 1º de Janeiro deste ano. A partir do Orçamento Democrático, por exemplo, identificamos o perfil do nosso Estado, para podermos sair da teoria e investir em políticas públicas, como o Pacto Social firmado com os municípios”, destacou o governador da Paraíba em Exercício, Rômulo Gouveia.

Homenagem – Durante o seminário, a medalha ‘Cidade de João Pessoa’, instituída pela Câmara Municipal, foi concedida ao embaixador Jorge Chediek pelo prefeito Luciano Agra e o vereador Bira Pereira. Uma mesma medalha foi entregue à representante adjunta do Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento no Brasil (Pnud), Maristela Baioni.

“Recebemos esta honra em nome das Nações Unidas. Trabalhamos para que os ideais do ODM se tornem realidade nas comunidades. O Brasil tem demonstrado que é possível mudar, e o exemplo da Paraíba é muito importante para nós. Tem uma importância ética e moral que envolve não só o País como tem impacto global”, comentou o embaixador Jorge Chediek.

Prêmio – Nesta quinta-feira, foram apresentados os detalhes do Prêmio ODM Brasil, idealizado para incentivar ações que contribuam para que o País alcance os oito Objetivos do Milênio. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de outubro, com mais informações pelo site www.odmbrasil.org.br.

O encontro contou com as apresentações do Coral Unigente e do repentista Oliveira de Panelas e teve as presenças do secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Mauros; da representante do Movimente ODM Nacional, Diva Vieira; de prefeitos de municípios paraibanos; representantes do Legislativo; da Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil e de organizações sociais.

“Este evento foi uma construção coletiva, e isso é o que fazemos, trabalhamos juntos: governo e organização civil. Vamos assim, juntos, realmente construir e avançar nas metas do milênio”, destacou Núbia Gonçalves, supervisora de responsabilidade social do Instituto Unigente.