Agra entrega kits educativos e declara guerra contra dengue

Por - em 36

“Estamos declarando guerra à dengue”, afirmou o prefeito Luciano Agra no lançamento das ações de combate à dengue, na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está investindo em informação como arma para prevenção à doença em uma ação integrada entre as Secretarias de Educação (Sedes) e Saúde (SMS). Na ocasião foram entregues 200 kits educativos aos diretores das escolas municipais e dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) do município. Um novo calendário de ações nos cinco distritos da cidade foi anunciado, bem como o dia ‘D’ de combate que será em 7 de abril.

O prefeito Luciano Agra afirma ser de grande importância o engajamento da sociedade como parceira do poder público no combate à dengue e a PMJP colocou o estudante como ator social fundamental nesse trabalho. “O material educativo que estamos entregando serve para que as crianças difundam o conhecimento em suas casas, conscientizando seus familiares. Nós não vamos banalizar a dengue e por isto estamos com este trabalho transversal, aliando educação e saúde”.

A secretária de Educação, Ariane Sá, explica que os kits distribuídos aos estabelecimentos de ensino educam e divertem. “São jogos didáticos que informam sobre o que é a dengue, a prevenção, o contágio, os sintomas e o tratamento, mas com toda a informação passada de uma maneira divertida. Ao fim de um dos jogos, o participante recebe o título de agente secreto contra a dengue”, afirma ela, enfatizando que, ao voltar para casa, a criança vai estar estimulada a fazer todo o possível para proteger sua família e até a vizinhança, contra o mosquito.

Jogos virtuais – O kit contém cartazes para ser afixado nas escolas e folderes, além de uma cartilha e um jogo da memória, voltado para crianças de cinco a oito anos. Contudo, a Diretoria de Tecnologia da Informação da PMJP elaborou um CD com jogos de computador para chamar ainda mais a atenção dos estudantes. “Inicialmente a criança acessa um folder interativo, e depois passa para um jogo de tabuleiro virtual. Ele joga um dado com o mouse e cada casa em que ele chega tem uma lição sobre o assunto”, explica Mariane Lira, uma das desenvolvedoras do conteúdo. O material também tem passatempo e caça-palavras.

A diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Talita Tavares, disse que a colocação dos estudantes como público alvo da campanha é fundamental porque o número de casos em pessoas com faixa etária de 0 a 15 anos está crescendo muito. Segundo ela, há 570 casos de dengue registrados em João Pessoa. “O número é alto, mas apesar de estarmos longe de uma epidemia, temos que continuar firmes no combate”, concluiu.

Dia ‘D’ – A PMJP vai percorrer toda a cidade com três carros-fumacê nos meses de abril e maio. A ação será lançada no próximo dia 7, no Dia Mundial da Saúde. “Este será nosso dia ‘D’ na campanha e estamos programando para que aconteça no Ponto de Cem Réis. Vamos concentrar toda a gestão da saúde municipal nesse evento porque a luta contra a dengue é nossa prioridade”, afirma Talita Tavares.

Já a ouvidora municipal Tânia Brito, que também esteve no evento, convocou a população a denunciar quando suspeitarem de locais onde possa haver proliferação de ovos do mosquito Aedes Aegypti. “É importante que a população participe desta ação e denuncie. Eles não precisam se identificar, apenas devem procurar a Ouvidoria Municipal”, enfatizou.

Veja o calendário da passagem dos carros-fumacê nos distritos e os bairros onde há mais incidência de dengue:

15/04 – Distrito V – Tambauzinho, Bessa e Manaíra
26/04 – Distrito III – Mangabeira, José Américo e Bancários
06/05 – Distrito II – Geisel
13/05 – Distrito I – Bairro das Indústrias e Alto do Mateus
20/05 – Distrito IV – Centro e Varadouro