Agra implanta novo modelo de coleta seletiva no José Américo

Por - em 36

A coleta seletiva do bairro José Américo será implantada oficialmente nesse sábado (16) pelo prefeito Luciano Agra. A solenidade será às 9h, na sede da Associação Comunitária, localizada na Av. Leila Diniz, em frente à Praça Janduhy Carneiro.

Este é o vigésimo bairro atendido pela coleta seletiva em João Pessoa e o primeiro que recebe o serviço através de um caminhão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), especialmente preparado para o recolhimento de materiais potencialmente recicláveis. Esse evento faz parte da programação de inaugurações de um ano de gestão do prefeito Luciano Agra.

O caminhão da coleta seletiva deve tornar mais ágil o recolhimento do lixo seco, previamente separado pelos moradores cadastrados no projeto, já que circula por toda a extensão do bairro em apenas um dia. Os resultados obtidos no José Américo servirão como base de estudo para a implantação deste sistema de coleta em outras comunidades da Capital.

Coleta experimental – A coleta teve inicio, de forma experimental, na última quarta-feira (13) e, já no primeiro dia, a adesão da comunidade foi fundamental para o êxito da operação. Aproximadamente duas toneladas de material foram recolhidas e enviadas para triagem. O caminhão de carroceria aberta é reforçado com uma estrutura de aço tubular para suportar o peso e volume da carga.

Como funciona – Os moradores que se comprometerem a separar o lixo úmido do seco, potencialmente reciclável, receberão um adesivo do Acordo Verde para fixar em frente à sua residência. Essa será a identificação para que os motoristas dos caminhões saibam em quais casas devem parar e recolher as sacolas com os resíduos já separados.

Triagem – João Pessoa, hoje, conta com cinco núcleos de triagem de coleta seletiva (Cabo Branco, Bessa, 13 de Maio, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira) que atendem19 bairros. Além desses, existe a unidade de triagem do Aterro Sanitário Metropolitano, responsável pela seleção dos resíduos provenientes das regiões da Capital que ainda não possuem a coleta porta a porta.