Agra participa de caminhada que reúne idosos na Capital

Por - em 58

Música, sol e alegria. Esses foram os principais ingredientes da 6ª ‘Caminhada Vida Ativa’, realizada na manhã desta sexta-feira (24), na orla da Capital. O evento, que teve a participação do prefeito Luciano Agra e de pelo menos 1,5 mil idosos atendidos pelo Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi), foi realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e faz parte da programação da Semana Municipal do Idoso.

Com início marcado para às 6h, no final da Avenida Beira Rio, a marcha seguiu pela Avenida Almirante Tamandaré e terminou na área verde do Hotel Tambaú, onde foi servido um café da manhã. Na ocasião, o prefeito Luciano Agra agradeceu o apoio de todos os que se envolveram na realização do evento e falou sobre as ações da PMJP voltadas para a qualidade de vida dos idosos pessoenses. “Nosso compromisso com a pessoa da terceira idade é algo visível e concreto. E a nossa intenção é que esse laço se fortaleça ainda mais, pois todos temos a ganhar”, disse o prefeito.

Para ilustrar, Agra adiantou que, em breve, o Clube do Idoso passará por obras de ampliação e melhorias. Também citou o Fundo Municipal do Idoso (FMI) – cujo pré-projeto foi assinado quinta-feira (23), em evento no Ponto de Cem Réis –, e ações como o programa Empreender-JP (que tem uma linha de crédito voltado para esse público), as praças equipadas com aparelhos de ginástica e a acessibilidade motora em todos os prédios do governo municipal. “Educação, saúde, trânsito, desenvolvimento social, turismo; em todos os âmbitos nós procuramos dar ao idoso um tratamento diferenciado”, acrescentou o prefeito.

Atividades – A caminhada contou com integrantes dos mais de 50 grupos de convivência da melhor idade que existem na Capital. Esse mesmo pessoal estará no Centro de Referência Integrada da Saúde do Idoso, no Complexo do Hospital Santa Isabel, entre os dias 29 deste mês e 1º de outubro, para várias atividades de saúde e de socialização. Outro evento que terá a participação desses grupos é o I Simpósio Brasileiro da Pessoa Idosa, realizado pelo curso de Psicologia da Unipê, com o apoio da PMJP, entre os dias 30 deste mês e 02 de outubro.

A coordenadora do Papi, Nilsonete Gonçalves, enfatizou que as atividades da Semana Municipal do Idoso têm a participação de diversas Secretarias da PMJP e também de outros órgãos. “É um conjunto de ações que necessitam da adesão de todos para que seja bem realizado”, disse. Segundo Nilsonete, é preciso garantir um envelhecimento digno a todos, ressaltando a importância do idoso na sociedade e na formação das novas gerações.