Agra recebe menção honrosa durante ‘Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor’

Por - em 154

Na noite desta última terça-feira (15), o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, recebeu menção honrosana durante a 7ª edição do “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor” e o programa Empreender-JP foi destaque da região nordeste. O evento aconteceu em Brasília. “Não podemos falar de uma cidade bem desenvolvida sem que a economia daquele local não esteja em crescimento. Facilitar o microcrédito é acreditar no potencial do empreendedor. É motivá-lo a crescer. Todos saem ganhando”, declarou Luciano Agra.

A premiação aconteceu na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, e contou com a presença de cerca de 1.500 convidados entre autoridades e prefeitos municipais que concorreram ao Prêmio. Luciano Agra já havia saído vencedor da fase estadual no último dia 10, durante a premiação dos melhores projetos apresentados pelos municípios paraibanos na área de empreendedorismo e geração de renda, com o programa Empreender-JP, desenvolvido pela PMJP, por meio da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda.

“O Empreender-JP tem apresentado números tão significativos em seu âmbito municipal que já serviu de modelo para a adoção de projetos similares em outros 23 municípios brasileiros. É o exemplo da Prefeitura de João Pessoa que chega a todas as regiões do País, mostrando que a adoção de boas ideias pode se tornar projetos maiores e mais amplos, bastando tão somente o interesse e o compromisso das gestões públicas em transformar para melhor a vida de seu povo”, enfatizou.

Empreender-JP – O programa vitorioso no ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, foi criado há quase sete anos, contabilizando números de sucesso. Nesse período, foram firmados 18,4 mil contratos, com o repasse em recursos na ordem de R$ 39, 15 milhões.

O número de opções de linha de crédito também cresceu nos últimos sete anos. Atualmente, o programa dispõe de 13 linhas de empréstimo, incluindo as destinadas a públicos definidos, como Mulher, Jovem, 50+, Superação e Consignado Social. Agora em 2012, foram criadas outras duas novas linhas de atuação: Empreender Tecnologia, direcionada a profissionais da área de TIC e Empreender Turismo, para incremento do setor na Capital.

Premiação – O ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’ foi criado em 2001 como instrumento para firmar os  temas de desenvolvimento econômico e pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, a avaliação, a valorização e a disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros que geram impacto positivo para o empreendedorismo local.

Desde o seu início, a premiação já foi concedida a 44 prefeitos, entre 3,4 mil mobilizados a nível nacional. Nesta sétima edição, os gestores concorreram a 12 categorias: cinco regionais, com um prêmio por região do País, e sete destaques temáticos, versando sobre os seguintes temas: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios; Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; e Promoção do Desenvolvimento Rural.