Agra se reúne com Ricardo e define ajuda a população atingida pelas chuvas

Por - em 34

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai apoiar a Defesa Civil do Governo do Estado disponibilizando oito carros-pipa para distribuição de água potável para os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Agra durante reunião com o governador Ricardo Coutinho e prefeitos de 25 municípios da Paraíba nesta segunda-feira (18). Ainda neste mês a PMJP vai lançar um edital de R$ 6 milhões para realização de obras de infraestrutura para prevenir prejuízos que possam ser causados pelas chuvas em cinco localidades da Capital.

“Nós estamos nos sensibilizando com os municípios da Região Metropolitana de João Pessoa que estão sofrendo com o problema de falta de água potável e vamos disponibilizar oito carros-pipa”, garantiu Luciano Agra. De acordo com ele, a operacionalização será definida pela Defesa Civil Estadual. Quanto aos bairros que estão sem água em João Pessoa, o abastecimento já está sendo feito por veículos da PMJP.

O prefeito da Capital afirma que os efeitos das chuvas que caíram no final de semana na cidade só não foram maiores porque a PMJP vem atuando com um programa de prevenção desde abril deste ano. “Com o Decreto de nº 7.154 de 19 de abril de 2011, decretei emergência em diversas comunidades da Capital, onde foi feito um trabalho de prevenção em parceria com diversas secretarias municipais”, explica Luciano Agra.

Entre as ações da PMJP neste período, ele destaca as obras na comunidade Riachinho, que devem ser finalizadas ainda neste mês, e o pagamento de aluguel social para 178 famílias, que estavam vivendo em habitações de risco.

Investimentos – Ainda de acordo com o prefeito, a PMJP vai investir R$ 6 milhões em obras de infraestrutura nas comunidades Santa Clara, Santa Bárbara, Timbó, Gervásio Maia e na barreira do Cabo Branco. “Nós vamos lançar o edital ainda este mês e as obras serão de pavimentação, construção de escadarias, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública e muro de contenção. Todas estas obras são de extrema importância e garantem mais segurança à população destas localidades”, enfatiza o prefeito.

Ele ressalta que os recursos são próprios, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb). Porém, já há previsão de uma segunda etapa deste projeto estruturante. Serão contempladas as comunidades Boa Esperança, Gadanha, São Luis e Citex. “Os projetos para estas comunidades estão em desenvolvimento, bem como a dotação orçamentária para custeio”, explica Luciano Agra. Já para o PAC 2 ele garante serviços de urbanização e habitação social para as comunidade Padre Zé, Saturnino de Brito, e Chatuba I, II e III.