Altiplano recebe ônibus-feira de produtos orgânicos nesta segunda

Por - em 26

A próxima parada do ônibus-feira de produtos orgânicos do programa “Cinturão Verde” e da Associação de Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort) vai ser no bairro do Altiplano. Os comerciantes estarão, das 5h às 8h, em frente ao Clube da Pessoa Idosa, do Instituto de Previdência do Município (IPM), na rua Engenheiro Clodoaldo Gouveia, n.º 166, junto com outras entidades que participam da abertura da Semana do Meio Ambiente.

Nesta sexta (28), o ônibus-feira começou a atender ao bairro de Intermares, em Cabedelo. Aproximadamente 200 pessoas passaram pela feira itinerante, segundo estimativas da Prohort. “Vim caminhar e aproveitei para levar para casa feijão e coentro”, declarou a aposentada Maria Amélia Ferreira. “Gostei muito, porque são produtos de qualidade e que não usam produtos químicos. Hoje em dia a gente precisa se preocupar muito com isso”, afirmou.

Consumidores como Maria Amélia puderam escolher entre 52 variedades de produtos, entre hortaliças, raízes, frutas e até bolos e doces caseiros fornecidos por 18 agricultores vinculados à Prohort. No total, a entidade é formada atualmente por 21 produtores de diversas regiões rurais da grande João Pessoa, como Jacarapé, Mumbaba e Mussumago.

De acordo com o presidente da associação, Vital Freire, Intermares superou as expectativas da Prohort. “O fluxo aqui realmente nos surpreendeu”, afirmou. O balanço de vendas ainda não foi consolidado. “Vale lembrar que tratamos aqui de produtos ecologicamente corretos, livres de agrotóxicos e outros produtos químicos. Alimentos que fazem bem à saúde e ao meio ambiente”, declarou Vital Freire.
 
Locais – O coordenador do programa “Cinturão Verde”, Roberto Vital, explica que o ônibus-feira está sendo levado ao Altiplano na próxima segunda especificamente para participar das comemorações do IPM. Mas o objetivo é de que a feira itinerante fique atendendo ao bairro sempre às terças.

A iniciativa começou a funcionar em setembro do ano passado, no Busto de Tamandaré, bairro do Cabo Branco. Lá, o ônibus-feira atende às quintas. Às quartas, ele estaciona na Praça Alcides Carneiro, em Manaíra. Agora, às sextas, estará semanalmente em Intermares. “A ideia é preencher todas as manhãs e, em uma segunda etapa, também as tardes, com uma feira vespertina”, explica Roberto Vital.

Além do ônibus, o “Cinturão Verde” organiza duas feiras fixas: às sextas, na Praça da Paz, nos Bancários, e aos sábados e domingos, no Mercado Público do Valentina (veja a programação abaixo).

Parcerias – O secretário municipal de Pesca e Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias Marques, foi conhecer o ônibus-feira no lançamento do projeto em Intermares. De acordo com ele, a Prefeitura espera firmar parcerias com o “Cinturão Verde” e já está negociando para que a iniciativa chegue também à região do Centro da Cidade.

“É o nosso primeiro contato, mas estamos muito interessados em participar do programa”, declarou. Na opinião dele, o cuidado com o meio ambiente é um dos principais méritos do “Cinturão Verde”. “Além, claro, da geração de emprego e renda”.

O “Cinturão Verde” foi a primeira linha de crédito especial criada pelo Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp). Ele é voltado a pequenos produtores e tem como filosofia apoiar apenas atividades ecologicamente sustentáveis.

O programa registra, atualmente, mais de 300 beneficiários diretos, aos quais tem assegurado vários eventos de capacitação, assistência técnica agronômica, zootécnica e gestacional. Além disso, o programa já liberou mais de R$ 1,2 milhão em empréstimos em 315 operações contratadas com o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e diretamente com o Empreender-JP.