Alto do Mateus recebe ações de cidadania e estação elevatória

Por - em 23

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou no último sábado (27), no bairro do Alto do Mateus, ações do Projeto Gênero e Cidadania – resignificando a atenção à saúde da Mulher. A ação é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde e Universidade de Toronto, com o apoio da Agência de Cooperação Internacional Canadense – CID. Na mesma tarde a Prefeitura fez entrega da Estação Elevatória dos bairros adjacentes ao Alto do Mateus à Cagepa.

Com o objetivo de qualificar a atenção pré-natal com ênfase na adesão das mulheres ao tratamento e na capacitação de gestantes no primeiro trimestre de gravidez, os profissionais levaram à praça das Mangueiras serviços de saúde como aferição de pressão arterial, orientações em saúde bucal, DST-AIDS, prevenção de colo de útero e de mama, influenza H1N1, combate à dengue, além de atividades físicas e culturais e dicas de alimentação saudável

Sueli Barbosa, que mora no Alto do Mateus há quatro anos, disse que essas ações da Prefeitura são muito importantes para movimentar o bairro e incentivar a população à participação popular. “Nós que fazemos parte dessa comunidade nos sentimos muito honradas pela iniciativa da Prefeitura em trazer estes serviços essenciais para a saúde da mulher”, comentou a moradora.

Mais qualidade de vida – Cerca de 70 mil famílias das regiões do Alto do Mateus, bairro das Indústrias e Ernani Sátyro serão beneficiadas com as obras de saneamento básico. A Prefeitura entregou à Cagepa a Estação Elevatória dos bairros para a construção da serviço.

A secretária do Planejamento Estelizabel Bezerra, que falou em nome do Prefeito Ricardo Coutinho, disse que essa ação é uma iniciativa para o crescimento da população, gerando vida e mais saúde a todos os moradores. “Agora essa população terá saneamento básico e mais qualidade de vida. Há alguns meses entregamos a Praça das Mangabeiras, beneficiando centenas de moradores que agora podem usufruir de um laser básico de uma comunidade”, disse a Secretária.

Na programação do evento se apresentaram na praça artistas da comunidade, com dança de rua e popular, apresentação de teatro e uma atração cultural com o forró do grupo ‘Os Cabras de Mateus’. Estiveram presentes no evento representantes das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Social, Finanças, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Meio Ambiente, Instituto Cândida Vargas, além de organizações não governamentais como o Cunh㠖 Coletivo Feminista.