Aluna do município sonha com prêmio de competição nacional

Por - em 30

V-E-N-C-E-R. Este é o verbo que mais tem sido soletrado e sonhado por Suzana Vieira Feitosa, 12 anos, aluna do 7º ano da Escola Municipal Índio Piragibe, localizada no bairro de Mangabeira, ganhadora da etapa estadual do jogo “Soletrando”, atração do programa ‘Caldeirão do Huck’, veiculado aos sábados pela Rede Globo. Preparando as malas para embarcar para o Rio de Janeiro, local onde será gravado a sua participação, Susana Vieira, além do nome de estrela, levará consigo na bagagem o gosto pelas palavras e o brilho nos olhos de quem acredita que, de letra em letra, pode mudar o seu destino.

A vida de Suzana sempre foi pautada no mundo das letras e da imaginação. Desde que aprendeu as primeiras palavras, os livros foram seus principais companheiros. “Sempre gostei de ler. Cada história me leva a um lugar diferente, sinto como se estivesse vivendo cada uma. Por isso, sempre que termino as lições da escola, vou direto para os meus livros. Lá é minha diversão”, comenta. Atualmente, é pelo universo de Carlinhos, personagem do romance “Menino de Engenho”, do escritor paraibano José Lins do Rêgo, que viaja Suzana. “Sinto as mesmas emoções dele e isto me faz esquecer de todo o resto”, diz empolgada.

Suzana Vieira é natural de João Pessoa, filha de uma costureira e de um marceneiro, a mais nova entre três irmãos. Aplicada, a aluna gosta de produzir textos e de descobrir os significados das palavras. O sonho de participar do programa Caldeirão do Huck, no jogo “Soletrando”, surgiu quando assistia as versões que aconteceram em anos anteriores. No seu olhar de menina atenta, pensava: “Eu também sei soletrar, bem que um dia poderia estar aí”.

Escola incentivou – O sonho foi chegando cada vez mais perto, já que a escola municipal Índio Piragibe, onde estuda desde o 4º ano, resolveu trabalhar com o projeto de soletração em sala de aula. “Nossa intenção não era a participação no programa Caldeirão, mas o de investimento no jogo lúdico do aprendizado, no interesse pela ortografia e no significado das palavras. Fazemos desde 2007 este campeonato entre nossos alunos”, explicou a diretora Francineide Cândido de Morais. Foi mais um degrau para Suzana, que mesmo não tendo como objetivo o programa de TV, tratou de levar o aprendizado a sério.

“Comecei a andar com o dicionário o tempo todo, cada minuto vago eu ficava lendo e soletrando, aos poucos fui decorando, descobrindo novas palavras que não conhecia e me sentindo preparada para este desafio”, fala Suzana com segurança. A primeira vitória foi contra os 40 alunos da sua sala, depois foi a ganhadora dos oito finalistas da escola. A professora de português de Suzana, Joselma da Silva, junto com a diretora da escola, resolveu então candidatar a Índio Piragibe para participar da seleção regional do programa Caldeirão.

A vitória estadual – No dia 14 de novembro, no auditório do Sesi (Serviço Social da Indústria), concorrendo com 16 escolas da rede pública, Suzana Vieira foi a vencedora e irá agora realizar seu sonho. A palavra soletrada que lhe deu a vitória foi “permissão”. Então, com a vaga garantida, a permissão para que o sonho de Suzana virasse realidade foi concedida pela sua inteligência, concentração e vontade de aprender. “Agora vou me dedicar com tudo. Ganhar este programa e o prêmio de R$ 100 mil vai mudar minha vida. Vou poder me dedicar ainda mais aos estudos e me tornar uma grande profissional”, garante determinada a menina que deseja ser atriz ou advogada. “Atriz porque sei que posso desempenhar um bom papel, assim como faço na vida, tentando ser uma boa aluna, boa filha e, advogada, porque estou querendo lutar contra as injustiças no mundo”.

O sonho continua. A Escola Índia Piragibe, com a diretora e a professora de português estará preparando o desenvolvimento das técnicas do soletrar. “O apoio emocional é fundamental neste momento. Estamos trabalhando para que ela tenha maturidade e tranqüilidade neste sentido”, afirma a psicóloga da escola, Carmélia de Lima. O resultado já está dando frutos. O programa Caldeirão do Huck será gravado a partir de 2009 com o jogo de soletração. Por enquanto, a estudante sonha com o nome que será soletrado como o grande ganhador da competição: S-U-Z-A-N-A –V-I-E-I-RA.

Homenagem do prefeito – Suzana recebeu do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), na manhã da última quinta-feira (20), um troféu da Prefeitura em homenagem ao seu desempenho na etapa estadual do jogo. O prefeito parabenizou a estudante e a escola por investir em projetos como esse, que estimula o aprendizado e aproxima a escola da comunidade.