Alunas do Peti se preparam para campeonatos brasileiros de judô

Por - em 23

Duas adolescentes da equipe de Judô do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Centro de Referência de Cidadania (CRC) do Valentina, Flávia Maria e Juliane Mayara, vão participar do Campeonato Brasileiro de Judô Sub 17, nesta sexta-feira (4) e sábado (5), em Salvador (BA).

No dia 22 de maio, Flávia Maria, que tem 15 anos, conquistou mais um primeiro lugar no Campeonato Paraibano de Judô Sub 23, disputando com atletas de 15 a 22 anos, e garantiu sua vaga para o Brasileirão nesta categoria, que acontecerá no Paraná. A adolescente paraibana fará parte da seleção brasileira no Campeonato Sulamericano, que será realizado no dia 25 de junho, em Buenos Aires, na Argentina.

Segundo o técnico Felipe Cassimiro, pelo seu ótimo desempenho nas competições, Flávia Maria tem grandes chances de disputar uma Olimpíada. “A Federação Paraibana de Judô também aposta na atleta que representará o Estado nos Campeonatos Brasileiro Sub 17, que acontecerá na Bahia, Sub 20, no Rio de Janeiro e Sub 23, no Paraná”.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, um dos vetores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é o esporte. “Temos conquistado vitórias muito significativas neste esporte. A mais significativa é esta representação brasileira no sulamericano de Judô. Claro que isto se dá pelo talento das alunas, mas temos aí um trabalho de cinco anos sendo coroado. É o resultado do trabalho cotidiano dos nossos educadores que está florescendo e, certamente, irá transbordar nas Olimpíadas, onde temos grandes esperanças de ter uma representação paraibana bastante significativa a partir do trabalho que vem sendo desenvolvido.

Mais conquistas – Ainda no dia 22 de maio, a equipe de Judô do Peti, formada por onze atletas que também estudam na Escola Municipal Cícero Leite, participou de três competições, que aconteceram no Ginásio Ronaldão.

A primeira foram os Jogos Escolares, que serviram como seletiva para a fase regional, que acontecerá em Guarabira e classificará os atletas para as Olimpíadas Escolares, realizada de 10 a 19 de setembro, em Fortaleza (CE). Desta competição, Nathália de Lima e Alícia Maria ficaram em 1ª lugar e garantiram sua participação na etapa de Guarabira. Apesar do bom desempenho, Leandro de Lima ficou com o 2° lugar e não conseguiu se classificar. No mesmo dia, à tarde, aconteceu o Paraibano de Judô nas categorias Sub 13 e Sub 23, que além de Flávia Maria (Sub 23), classificou ainda sua irmã Wesleyanna Silva e Nathália de Lima (ambas Sub 13) para o Brasileiro que acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, no Mato Grosso do Sul.