Aluno da rede municipal de JP conquista 3º lugar em concurso

Por - em 30

Ijalme Fernandes de Oliveira, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Novais, no Bairro dos Novais, conquistou o 3º lugar na categoria desenho no Concurso Nacional de Desenho e Redação para o Ensino Fundamental e Médio, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU). Essa foi a 4ª edição do concurso, que este ano trouxe o tema: “Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado”. O objetivo da CGU foi despertar nos estudantes das escolas públicas e privadas o interesse pelo controle social, a ética e a cidadania por meio da promoção da reflexão e do debate dos temas no ambiente escolar.

“A escola trabalhou a temática com os alunos e só depois eles partiram para a produção dos desenhos e da redação. Em seguida, os próprios alunos escolheram os melhores de cada turma, e esses foram enviados para concorrer à premiação. No final, foi uma surpresa boa a colocação do nosso aluno de apenas 7 anos, já que o concurso teve 180 mil inscritos em todo o país e na Paraíba foram 12 mil”, disse a diretora da escola, Nivonete Rodrigues.

Para a professora de Ijalme, Sandra Vicente, o prêmio veio como incentivo aos demais alunos da escola. “Ijalme é um menino tímido, porém muito inteligente e dedicado. Me chama atenção o grande talento e percepção que ele tem para descrever a realidade à sua volta. No desenho, ele representou um volume de dinheiro descendo por uma cachoeira e os direcionamentos que o mesmo deveria ter, como saúde e educação, de acordo com o tema proposto pela CGU”, destacou Sandra. A entrega do prêmio será feita no próximo dia 7 de dezembro, durante solenidade no Ponto de Cem Réis.

Prêmios – Habituada a premiações, a escola José Novais já recebeu inúmeros prêmios como o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Estado, por três anos consecutivos; várias premiações dentro do projeto Ano Cultural Zé Ramalho e Escola Nota 10, além do 1º lugar no projeto da CIMPOR (fabricante de cimento) com o tema “Amiguinhos do Meio Ambiente”, onde os alunos do 5ª ano ganharam uma viajem ao projeto Peixe Boi Marinho na Ilha de Itamaracá, após vencer o concurso com a apresentação da peça teatral o “Circo da Esperança”, montada por eles, onde foram passadas lições de como proteger a natureza.

“Devemos cada conquista ao trabalho realizado por toda a equipe pedagógica e aos alunos que se envolvem e se dedicam em cada projeto”, frisou a diretora Nivonete Rodrigues.