Aluno municipal representa PB em olimpíada de português

Por - em 50

O estudante do 5º ano da Escola Municipal Professor João Medeiros, no Bairro dos Novais, Fabrício da Silva Leitão, de 10 anos, vai representar a Paraíba na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria poema. O torneio acontecerá na cidade de Fortaleza, no Ceará, de 08 a 10 de novembro. O estudante embarca nesta segunda-feira (08), acompanhado da professora Maria do Carmo de Souza Torres, que também irá concorrer ao prêmio com o relato de experiência de todo o processo do projeto.

Fabrício foi um dos 500 selecionados dos mais de 140 mil inscritos. “Estou muito ansioso e feliz por obter esse resultado. Não imaginava que iria conseguir chegar à semifinal”, fala o estudante. Durante o evento ele irá participar de oficinas com crianças da mesma idade dos demais estados nordestinos, que também foram classificadas na categoria poema.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está custeando as despesas do aluno e da professora. “Se não fosse o auxílio e a ajuda da Secretaria de Educação não conseguiríamos chegar lá, já que esta é a quarta seleção em que iremos participar”, conclui a docente. “É uma honra para mim representar a minha escola, minha cidade e meu Estado. É o sonho de qualquer educador”, relatou.

Para a diretora da escola, Fátima Aparecida Alves de Sousa, é uma alegria muito grande ter um aluno representando a Paraíba. “Uma felicidade que não tem preço. Isso mostra o trabalho da nossa escola, já que essa é a segunda vez que temos um estudante disputando essa Olimpíada. É um prêmio para todo mundo, ressalta a diretora.

Além de medalha de ouro, a premiação para o vencedor da olimpíada é um computador completo para o aluno, um para o professor, dez para a escola e um acervo para biblioteca.

Olimpíada de Língua Portuguesa: Esta é a 2ª edição do projeto que é realizado a cada dois anos pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social, que desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização do concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

Poema escolhido para representar a Paraíba na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2010:

Encantos da minha terra
Autor: Fabrício da Silva Leitão

Sou um pequeno cidadão
Que mora em um lugarzinho
Desta tão grande nação
 
Sou mais um brasileirinho
Que vive a brincar no sol
Estudando e sonhando
Em ter um mundo melhor
 
Moro em uma terra linda
Onde habita a natureza,
Conhecida em todo o mundo
Por sua grande beleza.
 
Meu pequeno torrão,
Berço dos tabajaras,
Abrigo do Sanhauá,
Morada dos Potiguaras.
 
Quantos recantos bonitos
Abrigas por entre os abraços,
Tambaú, lagoa e Estação do Cabo Branco,
Cidade Velha, Manaíra e Seixas
Ah! Quantos encantos!
 
Pena que eu não possa
Te conhecer minha bela,
Te vejo através dos livros,
Aqui em minha favela.
 
Quanto desejo eu tenho
Que todos sejam iguais
Que toda criança do mundo
Possa crescer em paz.

Queria não ver violência
Neste lugar tão bonito,
Onde o céu é mais azul,
Onde o mar é infinito.