Alunos classificados no ‘Soletra João Pessoa’ recebem livro que será usado na etapa final

Por Alexandre Quintans e Luiz Carlos Lima - em 499

Os alunos classificados para a etapa final da segunda edição do “Soletra João Pessoa” receberam, nesta quarta-feira (19), o livro que será usado na última parte da competição. A etapa final acontece no dia 24 de outubro, na Estação Cabo Branco-Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e os 12 finalistas terão como leitura o livro ‘A amizade eterna: e outras vozes da África’, com 112 páginas, da editora Moderna. As palavras utilizadas na etapa final serão retiradas do livro. Participaram da primeira fase alunos de 12 escolas da rede em Tempo Integral, do 5º ano do Ensino Fundamental I.

A secretária da Educação, Edilma da Costa Freire, ressaltou a importância do projeto para despertar o incentivo à leitura. “Não se trata só do estudo da Ortografia, mas também incentivar os alunos a gostarem dos livros. O objetivo é promover o acúmulo de conhecimento de forma prazerosa e lúdica. O Soletra tem dado certo e queremos expandir essa metodologia de aliar conhecimento ao entretenimento ao ensino da Matemática”, disse.

Os alunos terão um prazo de 15 dias para lerem o livro e depois mais 15 dias para estudarem as palavras retiradas da obra. As palavras selecionadas serão entregues aos alunos, especialistas, professores e tutores. Cada participante terá um minuto. O tempo começa a valer quando o participante anuncia a palavra que será soletrada.

O projeto foi recebido nas escolas pelos diretores, professores e alunos. A diretora da Escola Chico Xavier, Socorro Parente, elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação e comemorou os resultados obtidos. “É uma atividade que desperta o interesse dos alunos. Conseguimos estimular o ensino da Ortografia aliando conhecimento, brincadeiras e leitura”, destacou.

A competição – O objetivo do projeto é sensibilizar os alunos acerca da importância do estudo da Ortografia, utilizando-se para isso de métodos e atividades lúdicas que envolverão boa parte da comunidade escolar, além de trabalhar as regras ortográficas da Língua Portuguesa, estimular a oralidade e a escrita, despertar o interesse pela leitura e escrita das palavras e promover momentos de interação entre os alunos.

A última rodada será entre os dois alunos classificados. Em caso de os dois finalistas cometerem a mesma quantidade de erros, serão sorteadas novas palavras para realizar o desempate entre eles.

Todos os participantes da última fase receberão medalhas de finalistas e um certificado de ‘Campeão participante do Soletra’. Os três alunos mais bem colocados receberão, cada um, um prêmio especial.