Alunos com deficiência auditiva do município participam de encontro

Por - em 99

Foi realizado na tarde desta quinta-feira (15), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, o Encontro Municipal de Valorização da Cultura Surda. O objetivo da atividade foi mostrar que o surdo tem uma cultura e identidade própria.

Além dos alunos portadores de deficiência auditiva, também participaram do encontro diretores de escolas, professores, interpretes e familiares. Estes são beneficiados através do Programa Educação Bilíngüe desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) pelo setor de Educação Especial.

Durante à tarde, o grupo realizou apresentações de dança, coral em libras, poesias, teatro e interpretaram, em libras, o Hino Nacional. “Este é um evento que demonstra toda uma cultura surda não somente na sala de aula, como também uma visão mais ampla. Quanto mais se divulga as libras mais eles são respeitados e vistos como um cidadão autônimo”, afirmou Edileide Silva Nascimento, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola João Santa Cruz, localizada no Bairro dos Novais, que atende 16 alunos surdos.

A Escola Municipal Anayde Beiriz, localizada no Bairro das Indústrias, atende 11 alunos surdos e também esteve presente no Encontro Municipal. “A secretaria de Educação sempre está preocupada com o aprendizado dos alunos. Um evento como esse só faz firmar cada vez o laço de inclusão. Isso é motivo de orgulho pra nós. Todos são bem acolhidos”, disse o diretor da escola, Marcos Freitas.

A Rede Municipal de Ensino de João Pessoa atende 120 alunos surdos matriculados em sete escolas adaptadas para atender as suas necessidades.