Alunos conhecem processos que transformam lixo em arte

Por - em 76

Quinze alunos da 8ª série do Colégio Evolução, localizado no bairro de Miramar, visitaram nesta quarta-feira (31) a Oficina de Artes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e tiveram a oportunidade de conhecer o processo que transforma lixo em arte. Os jovens também receberam informações sobre educação ambiental e aprenderam um pouco mais sobre os três ‘Rs’, que consistem em reduzir o consumo, promover a reciclagem e reutilizar materiais.

Durante a visita, os garotos puderam ver e tocar nos objetos de decoração e utensílios, frutos do reaproveitamento de materiais, que são confeccionadas pelos artesãos e artistas plásticos da Emlur. Os estudantes também ficaram sabendo quais materiais foram usados e como as peças foram elaboradas. Surpresos, ao final de cada explicação diziam: “Nunca imaginei que fosse feito assim”.

Os educadores ambientais da Emlur também levaram para os garotos informações sobre meio ambiente e sobre as posturas que podem ser adotadas para preservá-lo. Os estudantes também aprenderam que a Autarquia precisa da colaboração de toda a sociedade para manter a cidade limpa e bem cuidada. Os jovens ainda puderam conhecer um pouco mais sobre a coleta seletiva e os seus benefícios para a natureza e para a geração de renda das famílias que vivem da venda de material reciclável.

A coordenadora do Colégio Evolução, Matilde Barbosa, informou que o motivo da visita é conscientizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente. “O passeio serviu para que eles passem a valorizar o lixo, que é jogado fora, e para que vejam a importância da reciclagem para uma melhor qualidade de vida”, comentou.

A estudante Ana Arruda, de 15 anos, disse que é “muito legal” o trabalho que a Emlur vem desenvolvendo. A garota destacou que não imaginava que “coisas sem importância pudesse ser aproveitadas” e vira arte. “Fiquei surpresa com o que vi”, acrescentou. O aluno da 8ª série, Pedro Moura, de 14 anos, classificou o trabalho de reaproveitamento de materiais desenvolvido pela Emlur como inovador. “O trabalho visa o benefício da sociedade. Com a reciclagem a Emlur protege o meio ambiente e mostra grandes obras de artes”, ressaltou.