Alunos da Educação de Jovens e Adultos lançam dois cordéis

Por - em 60

A Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca, localizada no bairro do Grotão, foi palco, nesta quinta-feira (23), do lançamento de dois cordéis feitos pelos alunos Juvenal Ursulino, 66 anos, e Salete de França, 44 anos, que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade faz parte do projeto “Cordel na Sala de Aula”, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec), que está descobrindo talentos e valorizando esse tipo de cultura.

Juvenal Ursulino, autor do cordel “O Trovador”, disse que graças ao projeto da PMJP está realizando um sonho de criança, pois mesmo sabendo que tinha jeito para ser cordelista, só pode executar o trabalho agora. “Eu estou muito feliz, muito alegre. É um sonho realizado graças à Prefeitura”, disse.

Salete de França, que escreveu o cordel “Ser Nordestino”, também revela que conseguiu realizar um sonho de infância. Depois de 25 anos sem estudar, ela disse que isso tudo está sendo uma grande descoberta. “Esse foi meu primeiro livro. Espero que daqui pra frente possa escrever mais e mais”, revelou Salete de França.

“Cordel na Sala de Aula” – O projeto “Cordel na Sala de Aula” é realizado desde 2007 em 20 escolas da rede municipal de ensino, abrangendo o Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da ação é incentivar o hábito de leitura do cordel dentro das atividades transdisciplinares de cada escola, entendendo esse gênero literário como instrumento pedagógico, principalmente por ser um identificador da verdadeira cultura nordestina.