Alunos da escola de Skate da PMJP treinam para competição

Por - em 31

Os alunos da escolinha de skate, promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejer), estão em ritmo acelerado de treinamentos para o “Skateboard Jam Session”. A competição acontece nos dias 22 e 23 de maio, na Skate Plaza Manaíra, que fica localizada no bairro de Manaíra, e vai distribuir brindes para os vencedores nas modalidades Mirim, Amador 1 e 2, Iniciantes e Feminino. As inscrições para participar do evento estão abertas, sem cobrança de taxa para os alunos da escolinha.

A oportunidade de participar de uma competição de skate está sendo aguardada com muita expectativa pelos meninos que participam da escolinha. Kléber Joaquim Silva, de 15 anos, morador do bairro de São José, está levando tão a sério a competição que treina todos os dias, em horários diferentes. “Sempre tive vontade de praticar skate, mas não tinha condições para comprar o equipamento. Agora estou aproveitando essa chance”, disse ele.

Essa era a mesma situação de Joalison Santana Silva, de 12 anos, que reside próximo ao São José. Participando agora da escolinha, ele já pensa em ganhar prêmios em competições do esporte. Outro aluno da escolinha que não perde uma oportunidade de treinar é Victor Souza do Nascimento, de 14 anos. Ele revelou que sempre quis praticar o esporte, mas a família não tinha dinheiro para comprar o material. Só para se ter uma ideia, um skate pode custar R$ 250,00, fora o tênis. Além disso, é preciso fazer a manutenção do equipamento.

De acordo com Jonharly Coutinho, ou Jeninho, instrutor de skate da escolinha, alguns alunos já começam a se destacar nos treinamentos, apresentando manobras difíceis, e podem surgir como revelações do esporte na Paraíba. “Sempre que podem, eles estão na pista treinando, mesmo quando não tem aula”, revela o instrutor. Jeninho explicou que para continuarem participando do escolinha, os alunos precisam estar estudando.

Inclusão social – As aulas acontecem às segundas, terças, quartas e quinta-feiras, no horário entre 17h e 20h, para crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos. A escolinha está inserida no Projeto de Inclusão Radical, uma parceria entre a PMJP e a empresa privada Myllys, que tem como proposta a promoção social voltada para crianças e jovens, incentivando a cidadania e servindo como ação de prevenção às drogas.

O estudante de Educação Física, Paulo Tiago, que mora em Juazeiro do Norte (Ceará), aproveitou a vinda à João Pessoa para participar de um evento estudantil e conhecer o projeto e a Skate Plaza Manaíra. Ele já tinha conhecimento da construção da pista pela Internet, quando ficou sabendo também da implantação do projeto. “Acho essa iniciativa muito importante como fator de inclusão social através do esporte, por ser gratuito, permitindo que crianças e jovens participam sem precisar pagar nada, além de receberem o equipamento para treinar”, afirmou.

Segundo ele, em sua cidade também foi construída uma pista de skate, contudo não foi implementado nenhum projeto que desse o suporte para melhor aproveitamento do espaço. “Somente no início deste ano comecei a dar aulas voluntárias de skate, como atividade de uma disciplina da universidade, para incentivar a utilização da pista”, declarou.

Mas não são apenas os alunos da escolinha que utilizam a Skate Plaza Manaíra. Muitas crianças e jovens de Manaíra e bairros próximos treinam skate no local, aproveitando os diversos obstáculos projetados na praça para testarem a habilidade e equilíbrio, como rampas e corrimão.