Alunos da PMJP assistem apresentação da Companhia de Dança Deborah Colker

Por - em 42

Centenas de estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa tiveram a oportunidade de assistir, pela primeira vez, uma apresentação dos bailarinos da renomada Companhia de Dança Deborah Colker. O espetáculo aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, na tarde deste sábado (13).

Para a coordenadora do Projeto ‘Dança na Escola’, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec), Josineide Behar, o espetáculo foi um presente da prefeitura para os alunos. “Ter a oportunidade de prestigiar a apresentação dessa Companhia de dança é fantástico. Isso vale não só para o crescimento artístico dos estudantes, mas também para o crescimento como pessoa. Eu só tenho que agradecer ao prefeito Luciano Agra por proporcionar isso tudo para nossos alunos”, afirmou Joseneide.

Apresentação – O espetáculo ‘Tatyana’ é baseado em ‘Evguêni Oniéguin’, o romance em versos publicado em 1832 por Aleksandr Puchkin (1799-1837), considerado o pai da literatura russa. Em dois atos, os 16 bailarinos levam o próprio ‘Puchkin’ ao palco, interagindo com as ações, desejos, pensamentos e transformações psicológicas dos quatro protagonistas de sua obra-prima.

Pouco mais de uma hora de espetáculo, os bailarinos foram aplaudidos de pé pelos estudantes. Bárbara Campina Alves, de 13 anos, que é aluna de dança da Escola Municipal Virgínius da Gama e Melo, disse que estava entusiasmada com o que viu. “Não dá nem pra piscar os olhos. Você fica encantada com os movimentos. Tudo é muito certinho. Eu espero aprender alguma coisa porque também quero ser dançarina”.

O bailarino Dilson Pessoa, que interpreta Puchkin, ressaltou a preocupação da PMJP com a cultura. “É muito gratificante e um orgulho saber que eu pertenço a uma sociedade que prioriza a arte como meio de educação, como meio de transformação e de expressão. Isso só certifica de como o pensamento do prefeito de João Pessoa é voltado para assuntos importantes para nossa sociedade”, ressaltou.

Projeto – Cerca de 1.100 alunos de 30 escolas municipais e 15 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) estão envolvidos diretamente com a dança moderna e a dança folclórica através do projeto ‘Dança na Escola’ da PMJP.