Alunos da PMJP recebem prêmio pela VI Olimpíada Brasileira de Robótica

Por - em 63

Dia de festa e comemoração para as equipes das duas escolas da rede municipal de ensino, vencedoras da etapa paraibana da VI Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no último final de semana. As equipes receberam seus prêmios nesta quarta-feira (15), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e da empresa Pete, participante do evento. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), com a presença do prefeito Luciano Agra e do secretário municipal de Educação, Genildo Lucena.

Durante o evento, o prefeito falou sobre o papel positivo que os projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas da prefeitura vêm apresentando. De acordo com ele, são projetos que podem contribuir para um salto qualitativo na educação de João Pessoa. “São opções de novos aprendizados no próprio ambiente escolar, como também de descoberta de talentos entre nossas crianças e adolescentes”, disse ele.

Premiação – Os dois monitores responsáveis pelos estudantes receberam tablets doados pela Pete, e cada um dos 12 alunos participantes do evento também receberá um notebook da PMJP. O estudante Almires Guilherme, de 13 anos, da Escola Municipal Antonia do Socorro Silva Machado, integrante da equipe Robomax, campeã na categoria nível 1, participa do projeto de robótica da PMJP desde o ano passado. “O projeto também nos dá a possibilidade de uma carreira no futuro”, disse ele, falando em nome das equipes vencedoras.

A equipe Robomax deverá participar da final da competição nacional, em Fortaleza (CE), de 15 a 21 de outubro, e será acompanhada pelo próprio secretário de Educação da PMJP. Os alunos do município também conquistaram o segundo e o terceiro lugares na mesma categoria, com outras duas equipes Robô Kids e Robô Teen, da Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima.

Robótica – Sobre o projeto de robótica, Genildo Lucena destacou que a proposta é um dos 43 projetos paralelos adotados pela PMJP como atividade pedagógica nas escolas. Das 72 equipes participantes da etapa paraibana da Olimpíada, 52 foram de escolas municipais. “Estamos no rumo certo da educação. É preciso entender que o nosso maior patrimônio são nossos alunos. Também é necessário agradecer aos nossos educadores por contribuírem na descoberta de novos talentos nas escolas”, disse.