Alunos da rede municipal de ensino participam do “Roda de Leitura”

Por - em 36

Como o objetivo de difundir o gosto pela leitura e poesia, a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, através do setor de Gestão Educacional, lançou o projeto ‘Roda de Leitura e Poesia’. Nesta quinta-feira (22) acontece uma oficina de leitura com o cantor e compositor Sandro Pitta e participação de alunos da Escola Municipal Duarte da Silveira. O evento é aberto ao público e começa a partir das 15h, na Sala de Práticas Educacionais.

De acordo com a educadora e idealizadora do projeto, Denise Araújo Ferreira Paz, o ‘Roda de Leitura e Poesia’ visa ainda o incentivo e orientação à leitura no sentido de apoiar escolas e proporcionar à comunidade paraibana, práticas sociais de construção do conhecimento. Para Denise, “a leitura é essencial na formação de cidadania e inclusão social, haja vista que a mesma dialoga com as mais diversas linguagens, ampliando assim possibilidades educacionais. Destacamos também a poesia por ser uma arte literária que sempre recria a realidade”, avalia.

As atividades do projeto estão sendo organizadas de forma a desenvolver habilidades de leitura através da apresentação de diversos gêneros textuais, envolvendo sempre um convidado (músico, poeta, ator, artista de cultura popular, entre outros) que interaja com o público participante. O projeto ‘Roda de Leitura e Poesia’ será realizado uma vez por mês, durante todo o ano de 2010. Na oficina que acontece nesta quinta-feira (22) será abordada a composição musical como uma estratégia de leitura sendo o convidado um cantor e compositor.

O convidado – Sandro Pitta é carioca, radicado na Paraíba. Ele tomou gosto pela música a partir da sua formação na Escola de Música Antenor Navarro, onde foi integrante do Musiclube da Paraíba. Fez parte do Coral Voz Ativa e participou de vários festivais de música.

Atualmente integrando a equipe administrativa da Estação Cabo Branco, como operador de estúdio, Sandro Pitta tem várias composições que enaltecem a música paraibana, entre elas ‘Por quem vale cantar’, feita em homenagem ao líder do movimento negro em João Pessoa, João Balula.

SERVIÇO
Evento: Roda de Leitura e Poesia- Oficina de Leitura
Data: 22 de abril
Local: Sala de Práticas Educacionais da Estação Cabo Branco
Horário: A partir das 15h
Informações: 3214.8303/ 3214.8270
Entrada Franca