Alunos da Rede Municipal de Ensino participam dos Jogos Internos de Xadrez

Por Alexandre Quintans - em 299

Aproximadamente mil alunos da Rede Municipal de Ensino estão participando dos Jogos Internos de Xadrez em 27 unidades educacionais. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Divisão de Educação Física, Esporte e Lazer, e da coordenação do projeto Xadrez Escolar. Os jogos servem como seletiva para a realização do Campeonato de Xadrez Escolar, que será realizado no final do mês de outubro, na Estação Cabo Branco.

Serão classificados 54 alunos, entre masculino e feminino, para disputar a final. “O Xadrez ajuda a despertar o senso competitivo, a concentração, respeito ao adversário e autocontrole. Trabalha também o exercício da mente. Em uma competição como essa, é possível perceber cada detalhe dos competidores, principalmente no campo da atenção que termina ajudando o ensino-aprendizado em sala de aula”, disse o coordenador do projeto, Francisco Cavalcanti.

A competição conta com regulamento de Sistema de Xadrez Rápido, em que cada partida dura, no máximo, 30 minutos. Em caso de empate, vai para o critério de confronto direto, em seguida, milésimos totais, número de vitórias e por fim, caso necessário, sorteio.

“Uma competição como essa ajuda a aprimorar cada vez a competitividade e respeito ao próximo, além do desenvolvimento cognitivo. As aulas de xadrez na Escola Frei Albino acontecem pelo menos três vezes por semana, no turno contrário das aulas. E é interessante ver como o esporte ajuda na concentração e disciplina desses alunos”, explicou o professor de xadrez da unidade de ensino, Marcelo Ramos Cavalcanti.