Alunos da rede municipal de JP participam da Prova Brasil

Por - em 49

Mais de 7.100 alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa estão participando da Prova Brasil, teste que integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas, que começaram nessa segunda-feira (7) e seguem até o dia 18 deste mês, estão sendo aplicadas em todo o território nacional para alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.

Ao todo, os estudantes respondem dois blocos de língua portuguesa e dois de matemática. Os alunos do 5º ano respondem 44 questões e do 9ª ano 52 questões. As provas têm início às 8h15 e às 14h15.

O resultado obtido com esta avaliação possibilita o Ministério da Educação e Cultura (MEC) avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de apontar ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no País e a redução das desigualdades existentes.

A Prova Brasil é realizada a cada dois anos. Em 2009, a rede municipal de João Pessoa superou a meta estabelecida pelo MEC para 2013. Os alunos da 4ª série (quinto ano) obtiveram média 6,0 na Prova Brasil, quando a meta definida era 5,0.

“Nosso objetivo este ano é superar a média estabelecida para 2015. E isso é possível devido ao investimento que a Prefeitura Municipal de João Pessoa tem feito na melhoria da qualidade de ensino na nossa rede”, disse a secretária de Educação, Ariane Sá.

A prova é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e o resultado só será divulgado em julho do ano que vem.