Alunos da rede municipal participam de curso de férias da Robótica Educacional

Por Alexandre Quintans - em 380

Cerca de 40 alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa estão participando do ‘Curso de férias – robótica pedagógica’ no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A primeira aula aconteceu na manhã desta quinta-feira (11). São duas turmas com 20 alunos cada, que participam de um curso de edição de vídeo e outro de robótica. A próxima aula acontecerá na terça-feira (16), das 9h às 12h.

No curso de robótica os alunos irão se aprofundar ainda mais na parte teórica e prática da programação. Além disso, eles irão aprender a usar produtos recicláveis, como o papelão, para construir o modelo dos robôs junto com o kit pedagógico que são disponibilizados para as unidade de ensino.

“No encerramento do curso serão formados grupos de quatro alunos que terão que apresentar o projeto de um robô. Estamos trabalhando o lado cognitivo desses alunos e quem sabe a partir daí abrindo novos horizontes para eles decidirem qual profissão querem seguir”, disse o professor de Robótica Josimar Bertholdo.

Já dentro do curso de vídeos eles irão aprender a editar vídeos e como fazer uso do efeito chroma key. “Com a tecnologia sendo mais acessível eles sempre buscam aplicativos, softwares, mas não sabem utilizar. E nós queremos levar esse conhecimento e levar mais uma opção para eles desenvolverem os conhecimentos e quem sabe levar essa experiência para a sala de aula, uma vez que com o domínio dessa ferramenta do chroma key eles poderão criar um plano de fundo, para, quem sabe, um telejornal caseiro”, explicou Shirley Lisboa, assessora pedagógica da Robótica da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP).

Serão ao todo seis aulas, sendo duas por semana. O aluno Kauan Henrique, da Escola Municipal João XXIII, resolveu trocar o restante das férias pelo curso. “Eu estou na robótica há apenas um ano e já disputei no ano passado uma etapa nacional em Curitiba. Daí minha vontade de aprender ainda mais sobre a robótica só aumentou. Quando eu soube desse curso de férias não pensei duas vezes e me inscrevi”, falou o aluno.

Ao final, os alunos que obtiverem um frequência acima de 75% receberão o certificado.