Alunos da rede municipal participam do Festival Zezita Matos

Por - em 66

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está realizando até sexta-feira (30), no teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, o Festival de Teatro Zezita Matos. O evento, que faz parte da programação do Ano Cultural Políbio Alves, acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cerca de 300 alunos da rede municipal de João Pessoa do Ensino Fundamental I, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão participando do Festival encenando peças que retratam a obra do poeta Políbio Alves.

Os primeiros colocados de cada segmento irão receber uma câmera fotográfica digital cada um, o segundo um celular e o terceiro lugar um MP4. O professor orientador também será premido com um celular. “Isso é uma sensação tremenda. Uma grande vitória. Através do teatro podemos transformar a vida dos nossos alunos. Estou realizada com essa inovação do Ano Cultural”, disse a professora de Artes da escola Anísio Teixeira, Cleonete da Silva Pereira.

Carlos Amâncio, de 12 anos, aluno da Anísio Teixeira, retratou na peça “De volta ao passado” a vida de Políbio no bairro Varadouro. “Foi uma experiência muito boa poder expor através de peça teatral a vida de Políbio e mostrar a beleza do teatro”.

Políbio Alves esteve presente no primeiro dia do festival e disse que Zezita Matos merece ser homenageada. “Isso é um fato inédito na vida educacional. É uma emoção que não tenho palavras ao ver essas crianças homenageando essa paraibana tão fantástica. Zezita merece todas as homenagens. A prefeitura de João Pessoa está de parabéns com esse projeto”.

Zezita Matos – Atriz paraibana, natural de Pilar, é especialista em direção teatral, mestre em Educação Popular e doutoranda em Ciências Pedagógicas. Iniciou sua carreira teatral aos 16 anos atuando em dezenas de espetáculos.

No cinema participou de mais de 10 filmes, recebendo inúmeras premiações nacionais. Atualmente, trabalha no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), como coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (Nape).