Alunos da Rede Municipal recebem certificado de conclusão do Proerd

Por Alexandre Quintans - em 151

Centenas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), receberam na tarde desta terça-feira (4) os certificados de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento foi realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. O Proerd busca ensinar as crianças a fazerem escolhas seguras e saudáveis para que possam em todos os momentos da vida terem as habilidades necessárias para se manterem longe das drogas e da violência.

Quem entendeu direito esse objetivo foi a aluna da Escola Municipal Pedra do Reino, Gabriele Almeida. “Eu aprendi como tomar decisões em momentos difíceis. E minha redação explica exatamente o que eu aprendi durante o programa. Eu gostei quando o instrutor ensinou como a gente deve agir quando alguém chega nos oferecendo alguma coisa”, disse a aluna.

A secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire, participou da entrega dos certificados e agradeceu ao trabalho feito pelos policiais militares. “Vocês além de fazerem toda essa dinâmica de formação através do Proerd, vocês são referência na sociedade. Nossas crianças precisam de pessoas assim. Quero mais uma vez parabenizar a forma pela qual vocês aplicam esse conhecimento, trabalham o conteúdo, trazendo para nossas crianças o respeito, essa identidade e compreensão do trabalho de vocês dentro da construção dessa educação para cidadania. Sem falar na alegria no olhar de cada uma das crianças”, falou a secretária Edilma.

Desde o início do ano letivo, o programa foi trabalhado em mais de 120 unidades de ensino, entre escolas e creches. Os alunos participaram de atividades lúdicas em sala de aula onde puderam refletir sobre prevenção à violência e às drogas. Todo o conteúdo foi ministrado por policiais militares que aplicaram 12 aulas em um trimestre, com duração de uma hora semanal para as turmas do 5º e 7º anos.

“Esse momento representa a coroação de um ano inteiro de trabalho porque é muito satisfatório termos uma abrangência em 2018 de 82% em todos os bairros de João Pessoa sendo atendido pelo Proerd. Só tenho que agradecer essa parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa”, explicou a coordenadora do Proerd no Estado, Capitã Laura Amaral.

Fetran – Pela manhã, foi a vez de cerca de 500 alunos de oito escolas da rede municipal e oito creches da culminância do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante o ano letivo, os alunos trabalharam quatro eixos temáticos que foram conscientização; leitura de imagem; urbanidade, que trabalha os valores necessários ao trânsito; e estatística e meios de transporte, para desenvolver o raciocínio lógico em relação às proporções e cálculos de números.

O evento também aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.