Alunos da Rede Municipal se classificam para etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Por Alexandre Quintans - em 265

Quatro alunos da Rede Municipal de João Pessoa foram selecionados para participarem da etapa estadual da 6ª edição da Olímpiada de Língua Portuguesa. Eles se classificaram nas categorias Poema, Memórias Literárias e Crônicas. Os trabalhos desenvolvidos foram em cima da temática “O lugar onde vivo”. A seleção da etapa estadual acontece de 26 de setembro a 11 de outubro.

Maria Beatriz Lira da Silva é aluna do 5º ano da Escola Municipal de tempo Integral Rotary Francisco Edwar de Aguiar, no bairro de Jaguaribe, onde estuda desde a educação infantil. Ela se classificou na categoria ‘Poema’. Com o tema “Meu aconchego”, Maria retratou sobre os lugares de João Pessoa em que gosta, como a Estação Cabo Branco, Estação das Artes, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e o Novo Parque da Lagoa.

“Eu fiquei nervosa quando vi que tinha sido classificada e ao mesmo tempo muito feliz. Esse foi o primeiro poema que eu escrevi. Agora é aguardar a próxima etapa”, disse com alegria e ansiedade.

Para que ela pudesse escrever o poema, a escola trabalhou com os alunos versos, rimas, estrofes e poemas. Foi trabalhado também o que eles entendiam pelo lugar em que vivem, mostrando no mapa a cidade de João Pessoa.

Também na categoria ‘Poema’, quem se classificou foi o aluno Fabrício Rodrigues da Silva, do 5º ano, da Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista. O título do poema foi “Brincadeiras do meu bairro”.

Na categoria ‘Crônicas’ quem se classificou foi a aluna Roberta Myrelle Fernandes Araújo, do 9º ano, da Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca. Ela também falou da felicidade ao ver que tinha sido escolhida. “Eu não quis acreditar de primeira. A ficha está começando a cair agora aí a gente fica na expectativa porque foi a primeira vez que eu participei. Agora é aguardar a seleção da etapa estadual”, disse.

Quem também se classificou na categoria “Crônicas” foi a aluna Ana Paula dos Santos Silva, da Escola Municipal Educador Francisco Pereira Nóbrega, no bairro do Cristo. O título foi “O amor misterioso”.

Na redação, cujo tema foi “Nostalgia”, Roberta Myrelle retratou as mudanças que ocorreram no bairro do Grotão, lugar em que ela nasceu e vive até os dias atuais. Falou sobre a época em que brincava com os primos, sobre o crescimento da família e da construção de novas residências na região.

Na categoria ‘Memórias Literárias’ a aluna da Escola Municipal Analice Caldas, Letícia Vitória Nascimento Souza, 7º ano, foi classificada. O tema do trabalho foi “A vida era um sonho”.