Alunos da rede municipal se destacam no Processo Seletivo da IFPB

Por - em 115

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). No total, foram selecionados 48 estudantes que participaram do cursinho preparatório, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a IFPB, por meio da Secretaria de Educação e Cultuar, com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB).

Entre eles, estão os trigêmeos Joemerson, Joebert e Joeverton de Oliveira Maia, de 13 anos, estudam na Escola Municipal Professora Ana Cristina Rolim Machado, localizada no bairro de Mangabeira, eles conquistaram os três primeiros lugares no curso de Eletrotécnica.

Além do primeiro lugar no curso de Eletrotécnica, Joemerson conseguiu também ser o primeiro colocado geral no PSCT. Das 50 questões ele acertou 41 e atingiu 82 pontos. A maior pontuação da rede privada foi 66 pontos. “Fiquei super feliz quando vi o resultado e meu nome estava lá. Mais feliz ainda quando soube que tinha sido o primeiro lugar geral”, disse Joemerson.

Também se destacaram em primeiro lugar e segundo lugar as alunas Luciana Domingos de Lima e Gleice Kelly Rodrigues do Nascimento, no curso de Controle Ambiental.

Incentivo – Para a secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá, esse resultado é reflexo do investimento feito no ensino da rede municipal de João Pessoa. “Nos últimos anos reformamos e ampliamos escolas, investimentos também na qualificação do professor através da formação continuada e na elaboração de excelentes materiais didáticos”, disse Ariane.

No Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT) foram inscritos 14.824 pessoas, que disputaram 2.534 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e nos cursos subseqüentes (pós-médio). Para Joebert tudo é resultado de muito estudo. “Isso é fruto de dedicação, horas de estudo. O aprendizado que tivemos na rede municipal foi fundamental para nosso conhecimento”.

“Isso é coroação de um trabalho feito pela escola e pelo trabalho que nós como pais fazemos em casa”, disse o pai dos trigêmeos, José Jorge Maia. O terceiro colocado, Joeverton, falou que não espera que fossem os primeiros colocados. “Nossa meta era entrar no IFPB. Nunca pensávamos em conquistar as primeiras colocações”.

Conquista de todos – Todo esse trabalho foi acompanhado de perto desde o 6º ano do Fundamental II pelo professor de matemática Carlos Henrique Santos de Morais. Ele vibrou ao saber que seus alunos tinham conquistado as primeiras colocações. “É uma realização como professor. Isso é uma prova que a escola pública é viável. Eles sempre foram alunos dedicados. O prefeito Luciano Agra tem investido bastante na educação da nossa escola com novos quadros, laboratórios e livros novos escolhidos pelo professor, além do Prêmio Escola Nota 10”.

O diretor adjunto da Escola Municipal Professora Ana Cristina Rolim Machado, Péricles Dias de Medeiros, também parabenizou os alunos e o professor Morais. “É uma grande satisfação como gestor escolar acompanhar a vitória desses trigêmeos. A base familiar que eles tiveram também foi muito importante. Nosso professor Morais teve um papel fundamental”, comemorou.

Família de sucesso – No ano de 2011 os três irmãos também se destacaram e foram campeões da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Pessoense de Matemática.