Alunos da rede municipal vencem concurso de redação da Marinha

Por - em 43

Três alunos da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão (Cristo Redentor) venceram o concurso de redação ‘Operação Cisne Branco 2009’, realizado pela Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba. Gutemberg Souza de Melo, Rita de Cássia de Oliveira e Samara da Silva Souza, todos do 9º ano, ficaram nas três primeiras colocações, respectivamente, e receberão prêmios, diplomas e medalhas. A solenidade de premiação vai acontecer no próximo dia 30, às 10h, na sede da Capitania, localizada no Varadouro.

A redação do aluno Gutemberg Souza, primeiro colocado no concurso, está concorrendo na etapa regional com vários estados. O tema da redação foi ‘Viajando no submarino da Marinha’. Os alunos tomaram conhecimento do concurso através de uma palestra ministrada pela Capitania dos Portos. De acordo com a diretora da Escola, Joselanda Andrade Batista, o interesse foi imediato.

“Nossa felicidade foi tripla. Isso mostra que hoje a escola pública municipal tem uma excelente qualidade, pois oferece computadores novos para a pesquisa dos alunos e vários projetos de incentivo ao raciocínio lógico. Nosso trabalho é pautado no estímulo a leitura e a escrita. Semana que vem eles começarão a ter aula de robótica. Já temos uma lista grande de interessados”, enfatizou Joselanda.

Gutemberg Souza de Melo, que vai receber como prêmio uma bicicleta, relatou que aprendeu muito com o concurso e seu desempenho na escola melhorou. “Minha inspiração veio de um passeio que fizemos ao Forte Santa Catarina, onde o capitão nos falou um pouco sobre as embarcações e a Marinha. Agora minha redação está concorrendo em nível regional. Isso foi uma grande oportunidade para mim”, disse o vencedor.

Alunos Destaques – Outros dois estudantes da Escola Bartolomeu de Gusmão ganharam o concurso Aluno Destaque do Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto e vão receber um computador. Daniel dos Santos, do 6º ano, com 12 anos criou o poema ‘Os Pássaros’. A professora de Língua Portuguesa, Sandra Pereira, ficou responsável pela revisão, e a orientadora foi Rosângela Ramos. Já Ana Beatriz Palitot, do 4º ano, tem 10 anos e fez um poema de título ‘Beija-Flor’. Silvana Dantas foi a orientadora da produção do poema.

O projeto ‘Ano Cultural’ foi instituído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em 2007, com o intuito de lembrar nomes de personalidades paraibanas que se destacaram no cenário cultural brasileiro. Todos os anos, os nomes dessas personalidades são levados às escolas municipais para que, através dos gestores e professores, sejam trabalhados em temas diversos.