Alunos das Escolas Chico Xavier e José Américo são premiados nas Olimpíadas Edukai

Por Alexandre Quintans - em 281

Os alunos das Escolas Municipais Chico Xavier, localizada no bairro do Bessa, e José Américo, no bairro José Américo, participaram na tarde desta quinta-feira (12) da premiação das Olimpíadas Edukai 2019. A solenidade aconteceu no auditório da Estação das Artes, no bairro do Altiplano. Ao todo, 32 alunos foram premiados. As Olimpíadas foram uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com a ONG Edukai.

“Fico muito feliz e agradecida com essa parceria e dizer que a Secretaria de Educação está de portas abertas. Não só temos parcerias com a Edukai, mas com outras instituições como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, além de outras. Não posso deixar de agradecer aos pais e as mães desses alunos que acreditam em uma escola pública, por fazer dessa escola pública um exemplo de vida e de superação para o caminhar dos filhos. Eu vejo no trabalho de vocês da Edukai o bom exemplo”, disse a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.

A Edukai é uma ONG nacional formada por universitários, cujo objetivo é levar melhorias para a educação pública brasileira e isso é feito por meio de projetos como a Olimpíadas Edukai onde alunos recebem apostilas, estudam, contam com o apoio de integrante da ONG e da Sedec, e participam de provas de matemática e do campo de ciências.

A diretora do Núcleo João Pessoa-Edukai, Giulia Sandrine, falou da importância dessa parceria. “Se não fosse a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, a gente não estaria fazendo o que estamos fazendo. Somos muito gratos por terem aberto as portas para nós. Esse momento aqui na Estação das Artes só está sendo possível porque eles nos forneceram os ônibus para trazerem os alunos, além de terem conseguido o espaço. Somos muito gratos por tudo”, agradeceu a diretora.

Premiação – o nível I abrangeu os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Já o nível II envolveu alunos do 8º e 9º anos.

Caio Henrique, aluno do 6º ano, foi o primeiro colocado da Escola Chico Xavier. Da escola José Américo, o primeiro lugar ficou com Marlisson Santos.

No 7º ano, o aluno da Chico Xavier, Lemuel Duarte, foi campeão tanto no nível I como também recebeu o prêmio de aluno destaque na classificação final. “Eu gosto de matemática, mas confesso que estudei um pouco a mais porque eu queria me sair bem. Essa medalha representa meu esforço, o apoio da família e da escola. Essa medalha também é para a escola. Essas parcerias são boas para gente e para a escola porque ajuda na nossa educação, falou Lemuel.

Lemuel recebeu a medalha e o tablet como aluno destaque das mãos da mãe dele, Michelle Dias. “Isso é um incentivo muito grande. É um momento em que a gente pode perceber, como pais, que a educação pode transformar e esse é um caminho. Isso é um orgulho para nós. E isso mostra que se eles se esforçarem, eles têm um caminho”, disse.

Da Escola José Américo a vencedora foi Mirela Carla que recebeu a medalha de ouro e o certificado.

No nível II, do 8º ano da Escola Chico Xavier, o primeiro lugar ficou com a aluna Maria Clara Costa. Na José Américo, a medalha de ouro foi para Thainá Karla.

No 9º ano, o primeiro lugar ficou para Wesley Felipe, da Chico Xavier, e Rebeca Vitória, da José Américo.

Outras ações – a PMJP também tem projetos voltados para o desenvolvimento do ensino-aprendizado do alunado como o ‘Geração Alfabetizada’, que trabalha na perspectiva de trabalhar a criança na idade certa. Tem também competições que incentivam a leitura como o projeto Soletra João Pessoa; projeto de inclusão como o Soletra Libras; Jampa Music que descobre talentos nas nossas escolas, além de outros.