Alunos de Crei de Mangabeira vão ao teatro nesta quinta-feira

Por - em 47

O Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, recebe, na tarde desta quinta-feira (16), alunos do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maestro Pedro Santos, do Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira VIII. A sessão especial contará com 100 crianças, que vão assistir ao espetáculo “Pluft o Fantasminha”, de Maria Clara Machado, ícone do teatro infantil brasileiro. O espetáculo começa às 15h.

O elenco é formado por alunos da rede municipal que participaram do curso de teatro ofertado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A atividade faz parte do projeto A Escola vai ao Teatro, que dá ao alunado a oportunidade de vivenciar o processo cultural dentro de um contexto sócio-educativo.

Para o coordenador do Ednaldo do Egypto e diretor do espetáculo, Alberto Black, será bastante salutar observar a participação dos estudantes atuando para uma platéia. “Este é o resultado de um curso que teve participação espontânea e promoveu a inclusão sócio-cultural”, disse.

Sinopse – A peça conta a história do rapto da menina Maribel pelo cruel Pirata Perna-de-Pau. O vilão esconde a garota em uma velha casa abandonada, onde vive uma família de fantasmas: a Mãe, que faz deliciosos pastéis de vento e conversa ao telefone com a Prima Bolha; o fantasminha Pluft, que nunca viu gente; o Tio Gerúndio, que passa o dia inteiro dormindo dentro de um baú; e Chisto, o primo aviador que surge apenas no final para fazer um salvamento espetacular da menina.

A trama se concentra na procura do tesouro do avô da menina, o Capitão Bonança, que morreu no mar deixando lá no fundo a sua herança. Mas a grande chave da poesia teatral criada pela autora é a amizade que surge entre a menina Maribel e o fantasminha Pluft. Os momentos de comicidade ficam por conta dos amigos de Maribel, o trio clownesco João-Julião-Sebastião, que vai a sua procura para salvá-la.

Público em geral – A peça permanecerá em cartaz até o final de agosto, sempre aos finais de semana, a partir das 17h. O valor da entrada é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (estudante). Outras informações podem ser obtidas no Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto, pelo telefone 3214-8021.